Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A imortal Nélida Piñon

Escritora carioca foi a primeira mulher a presidir a Academia

Impressões do Brasil

No AR em 11/07/2013 - 02:00

Neste episódio, o Impressões do Brasil entrega seu microfone à primeira mulher a presidir a academia de letras, Nélida Piñon. Com mais de 50 anos de carreira, ela já publicou livros de crônicas, romances, contos, memórias e ensaios.

Carioca de Vila Isabel, o bairro de Noel Rosa, Nélida é filha de espanhóis de origem galega, formada em jornalismo na RUC-Rio. Ela já foi editora e membro do conselho editorial de inúmeras revistas no brasil e no exterior.

Nélida já recebeu inúmeras homenagens e premiações. Ela foi a primeira escritora brasileira a receber o Prêmio Príncipe de Astúrias – Letras, entregue pelo próprio príncipe em outubro de 2005. Nesse mesmo ano, ela também foi agraciada duplamente com o Prêmio Jabuti: na categoria Romance e como Melhor Livro do Ano, ambos pela obra Vozes do Deserto.

Homenageada como Doutor Honoris Causa no Brasil e no exterior, Nélida vai contar no programa as delícias de seu ofício e como a arte de escrever transforma sua vida.

O Impressões do Brasil vem revelando, a cada episódio, um grande escritor brasileiro contemporâneo.  A ideia é aprofundar, entre outras coisas, o conhecimento sobre cada um deles e  revelar aspectos relacionados às obras, ao processo criativo, à formação intelectual e às influências literárias.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/07/2013 - 15:26 e atualizado em 09/07/2013 - 17:12

Últimas

O que vem por aí