Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Zuenir Ventura é o destaque de Impressões do Brasil

Escritor é um dos mais renomados e premiados jornalistas do País

Impressões do Brasil

No AR em 05/09/2013 - 02:00


O jornalista e escritor Zuenir Ventura é destaque de Impressões do BrasilNesta semana, o destaque de Impressões do Brasil é o autor de crônicas e reportagens que encantam milhares de leitores por todo o país: o colunista e escritor Zuenir Ventura. Entre feiras literárias e palestras por todo o país, ele assina duas colunas semanais em jornais e revistas.

Mineiro de Além Paraíba, Zuenir formou-se em Letras Neolatinas. Trabalhou como repórter, redator e editor em vários órgâos da imprensa brasileira. No início da carreira, foi redator de A História em Notícia (RJ), obra paradidática dirigida por Amaral Netto que abordava os fatos históricos em linguagem jornalística e arquivista na Tribuna da Imprensa (RJ).

Também foi editor de Internacional no Correio da Manhã, chefe de Reportagem da revista O Cruzeiro e da filial Rio da revista Visão. Chefiou a sucursal carioca da revista Veja e foi diretor da filial Rio de Janeiro da revista IstoÉ. Como repórter especial do Jornal do Brasil (RJ), investigou o crime do seringueiro Chico Mendes (1944-1988). A série de reportagens lhe rendeu dois prêmios: o Esso de Jornalismo e o Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Em 1968 Zuenir foi preso, acusado de atividades subversivas pela ditadura militar, e passou três meses em uma cela com pessoas influentes como Hélio Pellegrino, Ziraldo, Gerardo Mello Mourão e Osvaldo Peralva.

Um de seus livros mais cultuados é 1968: O Ano que Não Terminou, que se tornou best-seller e serviu de inspiração para a minissérie Anos rebeldes, exibida pela Rede Globo. Também é autor da série de reportagens – Os Anos 60: A década que mudou tudo, que mais tarde se transformaria em livro. Ele também colaborou com o roteiro do documentário Que país é esse?, de Leon Hirzsman.

Junto com outros colegas, Zuenir investigou a morte da jovem Cláudia Lessin Rodrigues, reportagem que lhes conferiu o Prêmio Esso. Ele também conseguiu o feito de entrevistar Carlos Drummond de Andrade, rompendo um longo silêncio do poeta.

Outra obra de sucesso de Zuenir é o livro que conta a experiência que teve após nove meses frequentando a favela de Vigário Geral: Cidade Partida, um retrato das causas da violência no Rio, obra que ganhou o Prêmio Jabuti de Reportagem.

Em 1998, ao ser surpreendido por um câncer em fase inicial na bexiga, resolveu publicar o livro Inveja – Mal secreto, onde contou sua luta e vitória contra a doença, entre outras coisas.

A série Impressões do Brasil vem retratando o país por meio dos variados estilos dos escritores brasileiros contemporâneos.

 




RONALDO DUQUE - DIRETOR NILSON RODRIGUES - PRODUTOR

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/08/2013 - 15:36 e atualizado em 03/09/2013 - 16:25

Últimas

O que vem por aí