Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A tecnologia e as novas relações a distância após pandemia

Pesquisador Pedro Burgos antecipa mudanças no mundo do trabalho

Impressões

No AR em 24/05/2020 - 22:30

O isolamento pela Covid-19 modificou a forma de trabalho nos mais variados segmentos. A maior parte das empresas precisou se adaptar e buscar a mesma produtividade do escritório, agora, com trabalhadores em casa. E isto só tem sido possível graças a internet.

As mudanças trazidas pela pandemia como o trabalho a distância são tema do Impressões desta semana. Nosso convidado para entrevista é o jornalista e professor Pedro Burgos, coordenador do Programa de Comunicação e Jornalismo do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) e autor do livro Conecte-se ao que importa – Um manual para a vida digital saudável

Para o professor Burgos, home office traz  eficiência para segmentos do mercado
Para o professor Burgos, home office traz eficiência para segmentos do mercado, por Divulgação/TV Brasil

“Ainda é cedo para gente avaliar todos os impactos [da pandemia]”, reflete Burgos. Mas os sinais estão aí: "Eu vi o CEO do Twitter dizendo que, talvez, os trabalhadores nunca precisem voltar para o escritório”, destacou o professor.

Para ele, a pandemia encontrou o Brasil conectado. “É muito difícil pensar que até pouquíssimo tempo atrás a gente não teria a infra para fazer conversas (online), com câmeras boas, transmitindo dados em velocidade”, avaliou. Ainda assim, Burgos defende que há espaço para melhorar, principalmente a estabilidade das conexões.

No programa, Burgos falou ainda sobre a iniciativa de países que, aproveitando o número reduzido de pessoas nas ruas, investe na expansão de infraestrutura para atender a demanda crescente por tecnologia.

Quanto ao mundo do trabalho, Burgos citou, no Brasil, o exemplo do jornalismo. Segundo ele, grandes jornais impressos conseguem alimentar informações mesmo com profissionais de casa. “Tem uma certa ideia dentro do jornalismo, de que o bom jornalismo gasta sola de sapato. Que você tem que ir para a rua. A gente está impossibilitado de fazer isto e sem a internet hoje seria muito difícil”, disse.

Na conversa com a jornalista Katiuscia Neri, Burgos ainda destacou que todo esse movimento pode levar muitas empresas e negócios a repensarem custos, com estruturas físicas.

Apesar de bons resultados, o jornalista lembra que, em alguns casos, os profissionais, em casa, têm que assimilar outras funções paralelamente ao trabalho. No caso de pais, por exemplo, muitos tiveram que assumir parte das funções de professores de seus filhos. Para que a dinâmica funcione, segundo ele, é preciso balancear essa agenda e definir claramente cada função.

Trabalho a distância pode modificar as relações profissionais e perfil das empresas após pandemia
Trabalho a distância pode modificar as relações profissionais e perfil das empresas após pandemia, por Divulgação/TV Brasil

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/05/2020 - 15:45

Últimas

O que vem por aí