Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Auê

Série mostra a diversidade de brincadeiras infantis Brasil afora

Em formato de série audiovisual documental, Auê exibe a atividade lúdica de crianças brasileiras dos mais distintos caldos culturais, promovendo uma incursão ao seu imaginário. Em cada um dos vídeos, protagonizados por alunos de escolas públicas, uma brincadeira é apresentada ao telespectador. Os roteiros são baseados na pesquisa realizada pelos diretores Nélio Spréa e Otavio Zucon, e ressaltam o modo como as diferenças socioculturais se refletem no brincar. A série mostra as brincandeiras infantis em cinco contextos: comunidade quilombola, aldeia indígena, bairro de periferia urbana, acampamento da reforma agrária e comunidade insular.

Acompanhe a série todo sábado, às 9h10, na TV Brasil Animada.

Crianças brincam de Bem-me-quer
Crianças brincam de Bem-me-quer - Divulgação/Parabolé Educação e Cultura

Confira o tema de cada episódio:

1. A mãe está brava porque alguém resolveu comer toda polenta, antes do almoço. E agora ela quer saber quem foi. Corre que lá vem bronca!

2. Quem quer voltar para casa com o bolso cheio de cartinhas? Pois é só entrar na brincadeira, juntar as mãos e bater o bafão firme no chão. Vai que vira!

3. Meninas e meninos entram na roda para dançar e jogar versos. O amor e amizade estão em jogo. Dá até um frio na barriga só de pensar em quem será escolhido!

4. Montados em seus cavalos, os amigos seguem o caminho da escola. Mas, durante a viagem, eles resolvem se aventurar no meio da mata. Será que eles vão se atrasar?

5. Se você estiver numa fria ou seu barco estiver afundando, não se preocupe. Seus amigos podem te tirar do fundo do mar, enquanto cantam em roda!

6. Bolinhas de gude são como um tesouro, que tem de ser conquistado com estratégia e habilidade. Prepare o terreno, pois o jogo vai começar!

7. Após encontrar uma bola perdida, em meio às galinhas, um grupo de crianças resolve brincar em roda para ver quem é que vai virar pintinho.

8. Uma viuvinha chora triste porque sente muita falta de carinho. Mas, com o abraço apertado de seus amigos, ela logo se sentirá melhor!

9. O gato quer pegar o rato, mas terá de esperar a hora certa. Cuidado pequeno rato, pois, se correr, o gato pega, e, se ficar, o gato come!

10. Uma senhora idosa assiste da janela a uma roda de capoeira formada por crianças. Saudosa de sua infância, ela revela o quão nova é essa brincadeira para ela.

11. As crianças sabem bem o quão importante é soltar a alegria. Por isso, elas transformam o recreio da escola numa grande festa!

12. Um grupo de meninos usa uma lata para deixar a brincadeira de esconde-esconde ainda mais divertida!

13. A onça quer pegar os pintinhos, mas não poderá mexer com a galinha, que tentará ajudar seus filhos a escaparem das garras da felina.

14. É tempo de campeonatos e um grupo de meninas indígenas se destaca no futebol, que é a sua maior paixão. Mas elas precisam estar preparadas e, por isso, são convocadas em meio à aula para entrar em campo.

15. O break possui entre os meninos kaingang um sentido muito especial. Eles se dedicam a esta arte e encontram nela uma forma de expressar seus sentimentos e afirmar sua identidade.

16. Inspirados nas atividades de seus pais pescadores, um grupo de meninos vai ao mar assim que a aula termina. Eles têm suas próprias canoas e agora farão uma regata para ver qual delas é a mais veloz.

17. As crianças terão que descobrir onde fica o esconderijo dos pertences de um religioso. Corre, pois o primeiro que achar vira frade!

18. Diogo é um menino forte e corajoso. Junto de seus amigos, ele se diverte muito e é capaz de superar os seus limites.

19. Após o lanche, as crianças experimentam os desafios de uma tradicional cantiga de roda. É só armar a roda, cantar, girar, escolher, abraçar e segurar bem firme para não cair!

20. É intervalo de aula e as crianças estão ansiosas para brincar em roda. Mas tem de ser algo bem engraçado, para que todos se divirtam muito.

21. Junto de suas amigas, uma habilidosa garota demonstra as principais jogadas de uma antiga brincadeira popular.

22. Duas amigas brincam no recreio. Ao ouvir o som de uma canção, elas saltam, dançam, giram e correm em direção à música.

23. É hora de brincar de ser mãe! Diante de suas bonecas, as crianças pequeninas levam a sério as tarefas de ninar, alimentar e brincar com os bebês.

24. Crianças kaingang se concentram para saborear um bom prato, e cantam para celebrar o alimento que os faz crescer.

25. As crianças kaingang aproveitam o recreio da escola para entrar na dança e brincar.

26. O sapato do professor sumiu, e seus alunos estão brincando de roda no pátio da escola. Onde será que foi parar o sapato?

27. Alunos dos mais variados contextos escolares brincam de pikachu, um jogo de mão criado por crianças que se tornou tão popular quanto o nome que carrega.

Direção: Nélio Spréa e Otavio Zucon
Produção: Parabolé Educação e Cultura

Tags:  tvbrasilanimada

Ultimas

O que vem por aí