Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Joana Gorjão Henriques fala sobre racismo

Escritora esteve na Flip e conversa com Raphael Montes

O programa Trilha de Letras desta semana recebe a jornalista e escritora portuguesa Joana Gorjão Henriques, que participou da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano, e está no Brasil para lançar o livro ‘Racismo em Português - O Lado Esquecido do Colonialismo’. O programa vai ao ar na quinta-feira, dia 3, às 21h30, na TV Brasil.   

No bate-papo com o apresentador Raphael Montes, gravado durante a Flip, Joana fala sobre o racismo no colonialismo português. “Portugal é um dos grandes arquitetos do racismo como ideologia”, resume a jornalista. Ela fez mais de cem entrevistas em cinco países de colonizados por Portugal:  Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. 

A série de entrevistas, que saiu no jornal português Público antes de virar livro, marcou os 40 anos de independência das ex-colônias lusitanas.  “O português contemporâneo tem muita falta de consciência do que Portugal fez como colonizador. É muito difícil perceberem que mataram, violaram, violentaram, estupraram”, diz Joana.

A escritora e jornalista fala sobre a existência de apartheid em Angola e Moçambique e que, até 1974, havia trabalho escravo nas roças de São Tomé. Lembra ainda que os cinco países em que fez as entrevistas têm uma diversidade linguística muito grande e que o português é falado por uma minoria. 

Na entrevista a Raphael Montes, Joana defende a criação de cotas raciais não apenas nas universidades, mas também nas empresas e na política. “As cotas só nas universidades não são suficientes para corrigir a dívida de desigualdade que existe no país”, afirma a escritora e jornalista. 

Serviço
Trilha de Letras - quinta-feira (dia 3), às 21h30, na TV Brasil 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/08/2017 - 15:15 e atualizado em 01/08/2017 - 15:15

Últimas

O que vem por aí