Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lutas. doc faz uma reflexão sobre a luta das mulheres pela igualdade

Heroína sem Estátua é o quarto episódio da série Lutas.doc que vai ao ar no dia 26, às 23 horas. A luta das mulheres pela igualdade de direitos na sociedade brasileira é o tema desse capítulo. "A evolução das mulheres anda a passos largos", afirma o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dos entrevistados do programa. Mas nem sempre foi assim. Lutas.doc analisa as batalhas femininas para alcançar conquistas como o direito ao voto, sua inserção na política e no mercado de trabalho.

Na avaliação do historiador Pedro Puntoni, toda revolução histórica é marcada por conflitos e, no caso da questão feminina, o papel da rebelião foi fundamental nesse processo."A rebeldia transforma a história", analisa. Ele conclui que, na política, o brasileiro ainda é muito conservador e a visão machista perdura nas grandes decisões. A professora de filosofia da USP, Olgária Matos, também opina sobre o assunto e declara que na política o que vence a eleição é o marketing eleitoral e não os bons projetos. "A política se converteu em prestação de serviços", comenta Olgária.

Mesmo com todo o avanço das mulheres, a série constata que apenas 9% das prefeituras brasileiras são ocupadas por elas. Outro índice que ainda é um diferencial são os salários: 40% menor do que os dos homens que ocupam a mesma função. Uma das representantes da mulher na política, a senadora Marina Silva (PV-AC) reconhece o rápido aprendizado das mulheres com os homens. E garante que "se os homens não aprenderem com elas terão um grande prejuízo".

Entre pensadores, políticos e representantes dos movimentos sociais que participam do programa estão o historiador Pedro Puntoni, o psicanalista Contardo Calligaris, a sub-prefeita da Lapa em São Paulo, Soninha Francine; o escritor Ferrez, a professora de filosofia- USP, Olgária Matos; o líder do MST, João Pedro Stédile, a professora Esther Hamburger, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a senadora Marina Silva, a filosófa e apresentadora Márcia Tiburi e a jornalista e ex-moradora de rua Esmeralda Oritiz.

Lutas.Doc é uma parceria da TV Brasil com a Gullane e Buriti Filmes.

Roteiro e Direção Daniel Augusto e Luiz Bolognesi

Produção Caio Gullane, Fabiano Gullane, Laís Bodanzky e Renata Galvão

Horário: Terças, às 23h.




Criado em 19/01/2010 - 22:07 e atualizado em 19/01/2010 - 22:07

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí