Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Guerra sem fim?

Episódio de estreia retrata a violência antes mesmo da colonização

Lutas.doc

No AR em 19/03/2013 - 02:30

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participa da sérieA TV Brasil volta a exibir, a partir de segunda (18), às 23h30, a série de documentários Lutas.doc, que faz uma reflexão profunda sobre a história da sociedade brasileira e o papel da violência na formação do povo. Dirigidos por Luiz Bolognesi e Daniel Augusto, os documentários têm um ritmo dinâmico e utilizam recursos de animação, trechos de filmes, entrevistas e análises. Os cinco episódios combinam densidade de reflexão com linguagem acessível, uma atração especial para o público jovem.

Grandes pensadores brasileiros, personalidades da política e da cultura do país, além de nomes dos movimentos sociais, abordam várias facetas da violência no Brasil com  um olhar crítico e ousado. Entre essas personagens que passam em revista a história da sociedade brasileira estão os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso.

Também o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva gravou depoimentoA série propõe um grande debate e tenta contar a história do Brasil que não se aprende nas escolas. O ponto de partida leva o título "Guerra sem fim" e, com argumentação consistente, desmonta-se a imagem do Brasil como sociedade pacífica e do brasileiro como gentil por natureza. O segundo episódio, "Recursos humanos", volta-se para a escravidão e revela as cicatrizes sociais com suas tensões, ambiguidades e a dificuldade de passar das palavras a atos de transformação.

O terceiro episódio, "Fábrica de verdades", mostra como a mídia, especialmente a televisão, nega a violência e a brutalidade das relações sociais. O quarto, "Heroína sem estátua", investiga a discriminação silenciosa das mulheres. O epílogo, "O que vem por aí", é uma conversa sobre o futuro polarizada entre quem acha que o Brasil está em guerra civil e quem acredita que o crescimento econômico e político pode mudar a situação.

O episódio de estreia. Guerra sem fim, no ar nesta segunda (18) mostra que a violência é uma constante na história nacional, desde antes da chegada dos colonizadores. Mesmo antes da chegada dos europeus, as nações indígenas tinham a guerra no centro de suas culturas. São enfocados conflitos pouco conhecidos, massacres, e revistos fatos históricos à luz de um olhar crítico, que questiona a história oficial com argumentos e insights.

O mito e o senso comum, segundo o qual o brasileiro é um homem cordial, está no debate, bem como a tese de que o país é um paraíso pacífico e abençoado por Deus. São entrevistados neste episódio os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, a ex-senadora Marina Silva, o escritor Ferréz, o jornalista Gilberto Dimenstein, o líder do MST João Pedro Stédile, os historiadores John Monteiro, Laura de Mello e Souza, Pedro Puntoni e Leandro Karnal, o sociólogo Luis Mir, a filósofa Márcia Tiburi e índios Guarani-Kaiowá.

Lutas. Doc é uma produção da Gullane e da Buriti Filmes. A pesquisa histórica que deu origem à série também originou o longa de animação "História de amor e fúria", que estreará no circuito nacional de cinema no dia 5 de abril.




Criado em 31/07/2011 - 14:09 e atualizado em 12/03/2013 - 12:40

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí