Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cordas dedilhadas

Episódio conta com homenagens dos músicos aos luthiers

Luthiers - mãos que soam a vida

No AR em 24/08/2019 - 20:30

No segundo episódio de Luthiers, mãos que soam a vida, Maurício Barros, Vergílio Lima, Lineu Bravo e Rodrigo Passaroto contam a trajetória dos luthiers de instrumentos de cordas dedilhadas, cuja a fonte primária de som é a vibração de uma corda beliscada, que vai do alaúde passando pelo violão, viola, bandolim, harpa, entre outros.

Em depoimentos exclusivos, os luthiers contam como o ofício teve início, as técnicas adaptadas para os dias de hoje, a importância da escolha da madeira e a relação com os donos dos instrumentos. Importante ressaltar a restauração feita pelo luthier Maurício Barros da guitarra portuguesa, que pertenceu a Jacob do Bandolim.

Com apresentações de brilhantes músicos como Luciana Rabello (cavaquinho), Pedro Amorim (bandolim), Du Machado (viola de cocho), Vanja Ferreira (harpa), Paulo Aragão (violão) e Fábio Neves (viola), o segundo episódio vem confirmar a importância da relação harmoniosa entre o músico, o luthier e o instrumento.

Dentre as músicas para as homenagens estão: The Little Fountain, de Samuel Pratt com Vanja Ferreira, Serena, de Pedro Amorim com Pedro Amorim e Matutando, de Luciana Rabello, com a própria Luciana, Maurício Carrilho e Paulo Aragão.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/08/2019 - 15:10

Últimas

O que vem por aí