Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Maior tragédia ambiental do país é lembrada em Defensores

Produção alerta para calamidade que arrasou o Rio Doce

O quarto episódio inédito da série documental Defensores repercute o atendimento às vítimas da tragédia de Mariana nesta quarta (23), às 21h45, na TV Brasil, cerca de dois anos e meio depois do rompimento das barragens repletas de dejetos às margens do Rio Doce que devastaram a região e deixaram uma trilha de caos.

A produção independente mostra o trabalho da Defensoria Pública em Minas Gerais e Espírito Santo para ajudar os moradores prejudicados com o maior desastre ambiental do Brasil. A série destaca as consequências da tragédia que dizimou famílias inteiras e arruinou municípios nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A principal calamidade ambiental do país ocorreu em 5 de novembro de 2015 com o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, da mineradora Samarco, em Minas Gerais. Dezenove pessoas morreram, as comunidades de Bento Rodrigues e de Paracatu de Baixo ficaram destruídas enquanto 40 milhões de metros cúbicos de desejos poluentes foram despejados na natureza.

A equipe da atração dirigida pelo jornalista Thiago Couto percorre 660 km às margens do Rio Doce para mostrar histórias e vivências daqueles que tinham na água sua principal fonte de subsistência. A obra acompanha a rotina e revela como vivem atualmente os sobreviventes que ainda tentam se recuperar do trauma.

O programa também traz o depoimento da socióloga Marijane Lisboa sobre o caso. A especialistas se dedica à temática ambiental, às relações internacionais e aos direitos humanos.

Sobre a produção independente exibida pela TV Brasil

Realizada pela produtora paranaense Caminho Comunicação, a série Defensores foi selecionada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas).

A TV Brasil é a emissora que mais exibe conteúdo nacional independente em sinal aberto. Segundo o Informe de Acompanhamento do Mercado de TV Aberta, estudo divulgado em agosto pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 2016, o canal exibiu mais de 1.162 horas de programação destinadas ao segmento.

Com cinco episódios de 26 minutos, a série Defensores revela o trabalho dos defensores públicos federais e estaduais em processos jurídicos sobre desigualdades. A obra documental mostra a luta de agentes públicos, pensadores e comunidades pela superação cultural dos problemas que afetam cidadãos nas cinco regiões brasileiras.

Em pauta, temas como direito à educação, disputa agrária com indígenas, trabalho escravo, vítimas da tragédia do Rio Doce e sistema penitenciário. Cada edição do programa traz a visão de especialistas que ajudam a compreender melhor o contexto e os dilemas do episódio.

Para o diretor da série, Thiago Couto, a atração atende a uma demanda contemporânea da sociedade. "Defensores nasceu de uma vontade antiga de abordar a desiguldade social brasileira a partir do olhar de personagens que lidam com esse tema diariamente", explica.

O jornalista completa a premissa da obra. "Andando por aí, a gente encontra comunidades, agentes públicos e pensadores que realmente querem ajudar o Brasil a superar esse cenário absurdo de contrastes", afirma o idealizador da produção Defensores.

Serviço:
Defensores – quarta-feira (23), às 21h45, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/05/2018 - 17:00 e atualizado em 21/05/2018 - 17:00

Últimas

O que vem por aí