Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mary Del Priore conta bastidores da história do Brasil

Escritora e Historiadora é a convidada de Raphael Montes

O apresentador Raphael Montes entrevista a escritora e historiadora Mary Del Priore no Real Gabinete Português de Leitura na última edição da primeira temporada do programa Trilha de Letras nesta terça (12), às 21h15, na TV Brasil.

Quando o assunto é história do país, as pessoas pensam sempre nos grandes acontecimentos e nas personalidades importantes que marcaram o Brasil. Mas e o dia a dia? Os fatos corriqueiros do cotidiano da nação? O tema da edição inédita desta semana são as histórias de alcova.

A autora conta para Raphael Montes que busca romper com a ideia de que esse é um tema chato a partir de uma tetralogia. A pesquisadora conta de que modo esmiuça a terra e o trabalho, os hábitos nos espaços íntimos, do supérfluo ao ordinário, e os ritmos da vida em todos os períodos da história do Brasil. "O interessante dessa tetralogia é que ela atravessa questões", destaca.

Mary Del Priore revela de onde surgiu a ideia de elaborar essas publicações. "A minha trilha da história é o cotidiano. É a história das coisas miúdas. São as coisas que aproximam o leitor da história. Tento fazer com que a pessoa que lê meu livro se sinta na pele daqueles personagens e possa viver com eles as coisas mais banais: a cozinha, o amor, a traição, a rigidez da religião, a política, e violência das cidades", sugere.

A escritora também ressalta a pesquisa acadêmica desenvolvida hoje no país. "Acho que já há muita síntese da história do Brasil, mas elas também vão mudando de cara na medida em que a produção historiográfica feita hoje nas universidades é tão boa e tão intensa que para você reunir tudo que está sendo feito é complicado", analisa.

Apresentado por Raphael Montes, o programa Trilha de Letras tem reprise na TV Brasil às quartas, às 6h da manhã. A atração também pode ser acompanhada nas ondas do rádio toda terça-feira, às 23h, na Rádio MEC AM Rio 800kHz, e às quintas, na mesma emissora, às 23h30.

Serviço:
Trilha de Letras – terça-feira, dia 12, às 21h15, na TV Brasil.
Trilha de Letras – terça-feira, dia 12, às 23h, na Rádio MEC AM Rio 800kHz.
Trilha de Letras – quarta-feira, dia 13, às 6h, na TV Brasil.
Trilha de Letras – quinta-feira, da 14, às 23h30, na Rádio MEC AM Rio 800kHz.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Ultimas

O que vem por aí