Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cavalo de Santo – Religiões afro-gaúchas

Documentário desmistifica preconceitos e paradigmas

Média Nacional

No AR em 05/10/2017 - 23:30

Documentário baseado no livro homônimo Cavalo de Santo, que apresenta os principais personagens das religiões afro-gaúchas já retratados na história. Um resgate e, ao mesmo tempo, um registro atual que inclui novos espaços, novos participantes, e amplia a pesquisa nesse universo religioso. Um aprofundamento temático que inclui a música na linha do tempo com o toque dos tambores e os cantos, a exuberância das danças, o requinte e a plasticidade dos terreiros, altares, oferendas e comidas.

Mostra as principais linhas de fé cultuadas nos terreiros gaúchos, com destaque para o Batuque, a Umbanda e a Quimbanda ou Linhas Cruzadas. Apresenta um tema que desperta interesse nacional e internacional, evidenciando aspectos ainda pouco conhecidos – inclusive pelos gaúchos – dos costumes culturais religiosos afro no Rio Grande do Sul.

O livro Cavalo de Santo, da fotógrafa Mirian Fichtner (Edição da Fundação Palmares/2010), que serve de base para a formatação do documentário, foi um marco divisor na forma de mostrar e tratar as religiões afro-gaúchas. Chamou a atenção da grande mídia nacional e foi incensado pela crítica, meios acadêmicos e, principalmente saudado pelo povo de religião. Passou a ser uma referência positiva e deu visibilidade para os dados das pesquisas do IBGE, elevando a autoestima dos negros, pobres e batuqueiros e do povo de nação em geral.

O documentário busca dar continuidade a esse trabalho de desmistificação de preconceitos e paradigmas. Trazer a luz do dia um assunto que sempre foi tratado com discriminação e silenciosamente engavetado.

Direção: Rene Trindade Goya Filho
Produção: Estação Elétrica Produção de Cinema e Vídeo

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/09/2017 - 15:30

Últimas

O que vem por aí