Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A missão da Força Aérea Brasileira é destaque neste Memória do Brasil

Programa também traz o índio como personagem do documentário "O

Memória do Brasil

No AR em 31/12/2016 - 20:15

As produções de Jean Manzon retrata momentos recentes da história do BrasilO programa Memória do Brasil exibe os documentários "O Bandeirante de hoje” e “A Grande missão da FAB”, produzidos por Jean Manzon em 1958.

O primeiro bloco do programa é dedicado ao “O Bandeirante de hoje”, que tem como  personagem o índio puro, inocente, feliz, nadando em águas transparentes, em meio a uma floresta intocada. E aí, chega o homem civilizado e estraga tudo. Nesse filme, o enfoque também é aquele típico da época: o homem civilizado não chega para arrasar a selva, mas para dominar o ambiente, tirar suas riquezas e, com isso, tornar o Brasil um país melhor. Era assim que se pensava. Logo surge o presidente Juscelino Kubitscheck, ao lado do então governador Jânio Quadros, que vem para a inauguração da primeira fábrica de automotores do Brasil, em São Bernardo do Campo. O primeiro carro brasileiro, uma espécie de jipe com tração nas quatro rodas.

O destaque do segundo bloco é o documentário “A Grande missão da FAB”. O filme tem como ponto de partida a escola de pilotos da FAB, na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Os pilotos ouvindo as instruções do comandante sincronizam seus relógios e saem para o pátio, onde estão parados os aviões. E, no fundo do pátio, ve-se o belíssimo hangar de Santa Cruz.  Esse hangar foi construído nos anos 1930 para receber o fabuloso dirigível Zeppelin, e está lá até hoje. O tom da narrativa é belíssimo, talvez ainda um resquício da Segunda Guerra, embora esta tivesse acabado há mais de dez anos.

O programa é apresentado pelo jornalista e escritor Ruy Castro.
 




Diretor: Carlos Alberto Vizeu
Apresentador: Ruy Castro

Criado em 16/12/2013 - 12:11 e atualizado em 28/12/2016 - 14:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí