Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Das favelas cariocas ao sertão nordestino

O olhar de Jean Manzon sobre as mazelas brasileiras

Memória do Brasil

No AR em 14/04/2017 - 02:30

O fotógrafo e cineasta Jean ManzonNo sexto episódio de Memória do Brasil, o apresentador do programa, o jornalista Ruy Castro, destacará mais dois documentários da vasta obra do cineasta Jean Manzon, retratando a história do Brasil recente.

No primeiro bloco do programa o destaque é para “Nordeste – problema número um”, produzido em 1963. O documentário retrata a agricultura precária, as condições de trabalho ruins e mal remuneradas, a falta de perspectiva de progresso social e, claro, a seca. As tradicionais cenas de carcaças de bois mortos sendo devoradas por urubus, comuns até hoje, estão lá. Também entram em cena os retirantes caminhando pela estrada esturricada, enquanto o texto explica que, somente em 1958, 100 mil nordestinos deixaram a região rumo ao Sul e ao Sudeste do país, em busca de uma vida melhor. Outro problema apontado no documentário é o da mortalidade infantil, que, em algumas regiões, naquela época, chegava a 70% dos nascimentos.

Também produzido em 1963, o documentário “As Favelas vão acabar” é o destaque do segundo bloco do programa. Narrado por Luiz Jatobá, retrata a vida numa favela carioca no início dos anos 1960. O cenário é desolador: casas feitas com pedaços de tábuas, cheias de buracos, e crianças na lama, tomando banho de bacia e comendo ao lado de porcos. É a miséria absoluta.

“Manzon retrata fielmente a nossa terra, os homens, os nossos costumes, ao mesmo tempo que retrata a si mesmo, na sua força, na sua inteligência, na sua coragem”, escreveu o poeta Manuel Bandeira sobre o fotógrafo e cineasta, cujo acervo é um dos maiores patrimônios cinematográficos de preservação da história e da memória no Brasil e em toda América Latina produzido por um só artista..
 




Produção e Direção: Carlos Alberto Vizeu
 

Criado em 04/11/2013 - 18:13 e atualizado em 10/04/2017 - 16:37

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí