Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Brasil em 80 minutos

Inspirado em imagens de Jean Manzon, documentário retrata o Brasil

Memória do Brasil

No AR em 17/03/2017 - 02:30


O presidente Getúlio VargasNeste segundo episódio, a série Memória do Brasil exibe o documentário “O Brasil em 80 minutos”, produzido em 1961 por Jean Manzon e que se divide em duas partes: a primeira é uma descrição da história recente do Brasil, da morte do presidente Getúlio Vargas à eleição de Juscelino Kubitscheck, incluindo a viagem de JK, antes da posse, pelos Estados Unidos e por vários países da Europa; a segunda parte é descrita como um “canto ritmado do Brasil moderno”.

Pontuadas por música instrumental, quase sempre samba, as imagens mostram o agitado Brasil de 1961, ano em que foi feito o filme. E o texto, poético, é de Paulo Mendes Campos. O documentário começa com sensacionais imagens aéreas da cidade do Rio de Janeiro, mostrando a Avenida Rio Branco, a Candelária, o Pão de Açúcar, o Morro da Viúva, ainda sem o Aterro do Flamengo, com os prédios quase tocando a água, o Jockey Clube, e o Maracanã.

O filme mostra ainda outras cenas pitorescas dos cariocas, como os bailes de Carnaval no Theatro Municipal, o desfile das escolas de samba e até um grupo de pessoas passeando a cavalo pelas margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Do Rio para São Paulo, já apinhada de prédios, e dali para o Brasil profundo. Dando vários saltos no tempo, há cenas de jangadas, plantações de café, canaviais, rebanhos, florestas, fábricas. A Amazônia, a extração de petróleo e até os soldados brasileiros embarcando para a Itália. 

O programa é apresentado pelo jornalista e escritor Ruy Castro.




CARLOS ALBERTO VIZEU - DIRETOR CARLOS ALBERTO VIZEU - PRODUTOR GIULIANA CORREIA - APRESENTADOR

Criado em 07/10/2013 - 17:13 e atualizado em 14/03/2017 - 11:44

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí