Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O fiasco da Copa do Mundo de 1966 para os brasileiros

E destaca o criador do Masp, Assim Chateaubriand

Memória do Brasil

No AR em 28/11/2013 - 01:00

O escritor e jornalista Ruy Castro contextualiza os documentários de Jean ManzonO oitavo episódio de Memória do Brasil, série apresentada pelo jornalista Ruy Castro, retrata mais um pouco da história recente do Brasil sob a ótica do cineasta Jean Manzon.

Desta vez, vão ao ar os documentários ”O Torcedor” e “A Obra e seu Criador”. 

O documentário “O Torcedor”foi produzido em 1966 e mostra o fiasco brasileiro na Copa do Mundo da Inglaterra, naquele ano. Mesmo assim, as imagens são sensacionais. Mostram a reunião dos cartolas, o presidente da então CDB, João Havelange, os jogadores na concentração no Sumaré, no Rio de Janeiro, e na Granja Comary, em Teresópolis. Pelé tocando violão, Gilmar sendo massageado e Garrincha fazendo exercício e o zagueiro Bellini tomando banho de chuveiro. 

Produzido no mesmo ano de 1966, “A Obra e seu Criador” retrata Assis Chateaubriand. Ele é o criador. E pode ser visto usando um aparelho que inventou para conseguir escrever à máquina por causa da trombose que sofreu em 1960. Depois, Assis Chateaubriand numa cadeira de rodas é levado a passear por sua obra – o Museu de Arte de São Paulo (MASP). O fabuloso acervo do museu vai desfilando cada obra de arte mostrada.

 

 




Criado em 18/11/2013 - 13:12 e atualizado em 24/01/2014 - 18:18

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí