Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O mundo aclama o Brasil

Documentário de Jean Manzon retrata o Brasil de Juscelino Kubitscheck

Memória do Brasil

No AR em 08/06/2017 - 23:30

Neste primeiro dia do ano de 2014, o Memória do Brasil apresenta a primeira parte do documentário “O mundo aclama o Brasil”, produzido por Jean Manzon em 1956. Apresentado pelo jornalista e escritor Ruy Castro, o episódio vai mostrar que, pouco antes de tomar posse, em janeiro de 1956, o presidente Juscelino Kubitscheck fez uma viagem aos Estados Unidos e a nove países da Europa, o que não era muito comum naquela época. Essa viagem, com uma descrição detalhada de cada etapa, é o que mostra o documentário institucional feito por Jean Manzon, cujo título “O mundo aclama o Brasil”, deixa entrever um delicioso provincianismo. Entre outras coisas, o texto do vídeo diz que os jornais de todos os países visitados noticiaram a chegada de JK como principal manchete.

O filme tem trechos reveladores.  Eram muitos os interesses comerciais da viagem de Juscelino mencionados pelo documentário, como a intenção de importar know-how da Inglaterra para fazer usinas nucleares. E da Alemanha, para ampliar as siderúrgicas. Ele também quer obter, junto à França, tecnologia para escavar o metrô do Rio. Dá para perceber que Juscelino já pensava em fazer o Brasil crescer “50 anos em 5”.

No filme, fala-se em expandir a malha ferroviária nacional. Mas sabe-se que, com o fomento da indústria automobilística, os trens saíram dos trilhos e foram aposentados. Hoje, o que tem no País são cidades atulhadas de automóveis, e o Brasil batendo recordes de mortes nas estradas.

Produção e direção: Carlos Alberto Vizeu

As lentes de Jean Manzon registraram momentos histórios do Brasil

 

 

 

 

 

Criado em 23/12/2013 - 11:55 e atualizado em 05/01/2017 - 11:05

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí