Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rio-Niterói: o desafio de erguer a ponte sobre a Baía de Guanabara

Programa destaca o projeto da construção e também imagens da Floresta

Memória do Brasil

No AR em 31/12/2016 - 19:45

A equipe de Manzon captando imagens que ajudam a contar a história do BrasilO Memória do Brasil apresenta neste episódio dois outros documentários de Jean Manzon que retratam a história recente do Brasil:  "A Ponte Rio-Niterói” e “Amazônia vai ao encontro de Brasília”.

O filme  "A Ponte Rio-Niterói”, produzido em 1973, tem narração de Sérgio Chapelin e mostra como foi construída a ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, que liga os dois municípios fluminenses, entre 1971 e 1974. Mesmo quem não tem boas recordações desse tempo – talvez o pior momento da ditadura militar – precisa admitir: a ponte foi uma obra monumental. Espetacular. O documentário mostra cada etapa da construção, desde os estudos iniciais, em 1969, e destaca as sondagens do solo no fundo da baía de Guanabara, feitas com a ajuda do Serviço Geográfico do Exército.

No segundo bloco do programa, o destaque é o documentário “Amazônia vai ao encontro de Brasília”. Produzido em 1958, o filme apresenta, nas primeiras cenas, a fauna daquela região: o tucano, a preguiça, o jacaré. Depois, vem a floresta compacta, impressionante, cortada apenas pelo espaço livre dos rios. Imagens que, na época – 1958 – ainda eram desconhecidas da maioria dos brasileiros. A Amazônia ficava muito longe, quase como se pertencesse a outro planeta. Assim começa este documentário de Jean Manzon. Dali corta para um aviãozinho, que está sobrevoando aquele lugar tão ermo. E vê-se que, dentro dele, observando tudo e prestando a maior atenção, está o presidente Juscelino Kubitscheck. Pronto. O telespectador começa a acreditar que chegou a vez da Amazônia.

O programa é apresentado pelo jornalista e escritor Ruy Castro.




Criado em 10/12/2013 - 13:05 e atualizado em 28/12/2016 - 14:33

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí