Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

João do Voo: a história de uma medalha roubada

Disputa do salto triplo em Moscou foi coberta de controvérsias com

Memória do Esporte Olímpico Brasileiro

No AR em 28/04/2016 - 22:00

João do Pulo, um saltador que voavaEram tempos difíceis no Brasil. O país vivia numa ditadura militar, dos anos de chumbo para a abertura política, lenta e gradual, de Geisel. 
No mundo, imperava a guerra fria entre EUA e Rússia. O povo ansiava por liberdade e alegria. O país precisava desesperadamente de ídolos.
Foi nesse contexto social, econômico e político que surgiu João Carlos de Oliveira, o João do Pulo. Garoto pobre que superou adversidades, ele teve uma vida curta, dura, mas intensa.

Fenômeno do esporte mundial, João conquistou inúmeras medalhas. Foi detentor de um dos recordes de maior duração na história do atletismo e virou herói nacional. Marcado pela falta de sorte, João perde sua grande oportunidade de ter uma medalha de ouro nas olimpíadas de Moscou, vítima de uma das maiores fraudes na história do atletismo olímpico. É que a disputa do salto triplo em Moscou, em 1980, foi coberta de controvérsias com relação ao favorecimento aos atletas da casa pelos juízes soviéticos. Três anos depois João vive uma fatalidade, perde a perna em um acidente de carro e morre em 1999 de cirrose hepática.

João do Pulo e o destaque deste episódio de Memória do Esporte Olímpico.




Direção: Sergio Fernandes de Miranda e Pedro Simão de Miranda
Produção: ESPN do Brasil Eventos Esportivos

Criado em 03/03/2016 - 18:59 e atualizado em 01/04/2016 - 20:16

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí