Um Menino Muito Maluquinho

Episódios

"Adivinha que dia é hoje?"
Tema: aniversário

Depois de arranjar roupa adequada para sua festa de aniversário de 10 anos, o Menino Maluquinho sofre com a espera dos amigos para a festa. Por fim, todos chegam, principalmente Julieta, que lhe dá uma ampulheta roxa de presente. Como tinha combinado com a mãe, o Menino Maluquinho precisava jogar fora a mamadeira no dia do seu aniversário de 5 anos. Ele adiou ao máximo esse momento, mas quando conseguiu se desfazer da mamadeira, logo pensou nos presentes de aniversário.

"O menino que tinha panela na cabeça"
Tema: autobiografia

A professora do Menino Maluquinho de 10 anos pede como trabalho uma autobiografia. O garoto faz uma viagem biográfica conversando com todos sobre como se tornou "O menino que tinha panela na cabeça". Aos 5 anos, o Menino Maluquinho armou a maior confusão com as panelas de casa.

"O primeiro dia de aula"
Tema: primeiro dia de aula

Aos 10 anos, o Menino Maluquinho está animado com o primeiro dia de aula. Chegando na escola porém, a coisa complica com as novidades na aula de Matemática. Com 5 anos, o Menino Maluquinho tinha medo do seu primeiro dia de aula. Chegando lá porém viu que era mais gostoso do que ele pensava.

"Eu não sei arrumar, eu só sei bagunçar"
Tema: caos x ordem

Convicto de sua bagunça, aos 10 anos, o Menino Maluquinho acaba se prejudicando por causa da bagunça em seu quarto. Por fim entende o valor da organização. Com 5 anos, o Menino Maluquinho recebeu a visita do amigo Leandro e de sua babá autoritária que não os deixou fazer nada.

"Feio, bonito!"
Tema: padrões de beleza

Aos 10 anos, o Menino Maluquinho está extasiado com a beleza da nova aluna da escola, Bianca. Mas quando ela o ignora, e ainda por cima o chama de "feio", um buraco se abre sob seus pés. Quando tinha 5 anos, o Menino Maluquinho visitou o zoológico com Bocão e o avô. No passeio, eles discutiram os diversos padrões de beleza entre os animais.

"O melhor amigo do menino"
Tema: ganhar e perder

Aos 10 anos, o Menino Maluquinho ficou meio entediado com seu antigo cão, Fofinho. Mas quando o animal some, decide encontrá-lo de qualquer jeito. Aos 5 anos, o Menino Maluquinho insistiu tanto que ganhou um cachorro vira-lata: Fofinho.

"Meu pior amigo"
Tema: altos e baixos

Com ciúmes do primo Gregório, o Menino Maluquinho provoca uma briga com Bocão, mas acaba com saudades. Maluquinho e Bocão se conheceram aos 5 anos.

"O canguru - campeão"
Tema: sonhos e fantasias

Aos 10 anos, o Menino Maluquinho passeia imaginariamente por diversas projeções para seu futuro, mas no final decide ser ele mesmo, por enquanto. Aos 5 anos, ele tinha decidido ser canguru quando crescer.

"Liga, desliga"
Tema: excesso de vídeo game

Com 10 anos, o Menino Maluquinho se estressa de tanto jogar vídeogame. O Maluquinho conheceu seu primeiro "game-boy" aos 5 anos.

"O melancia"
Tema: ciúmes do irmão que vai nascer, vontade do irmão que não vem

Aos 10 anos, o Menino Maluquinho ajuda Bocão a superar o ciúme de um novo bebê na família. Com 5 anos, o Maluquinho queria tanto ter um irmão que acabou inventando e convivendo com um irmão invisível, o Paçoquinha.

"Azul e rosa"
Tema: meninas x meninos

Meninas e meninos de 10 anos entram em conflito, mas acabam se reunindo. Aos 5 anos, Maluquinho se casou com Julieta na festa junina.

"Baleia de rio"
Tema: meninos x meninos

Aos 10 anos, O Menino Maluquinho tem dificuldade em largar a cidade e brincar no campo. Mas quando a menina Tatiana aparece crescida, tudo muda. Quando foi para o campo aos 5 anos o Menino Maluquinho ficou amigo de Tatiana.

"Festa do pijama"
Tema: amigos dormindo em casa

Aos 10 anos, o Menino Maluquinho se diverte com os amigos dormindo em casa. Junin dormiu na casa do Menino Maluquinho quando ele tinha 5 anos, mas quis ir embora no meio da noite.

"Por que comigo?"
Tema: bullying

O Menino Maluquinho foi maltratado por amigos mais velhos aos 5 anos. Aos 10, ele defende o garoto gordinho Tito, que passa a ser maltratado por Herman.

"A fada madrinha do consumo"
Tema: consumismo

Com 10 anos, Menino Maluquinho e seus amigos estão loucos para comprar uma fantasia do Cavaleiro Negro. Como os pais relutam em dar o presente, pois não é Natal, nem aniversário, o Maluquinho imagina que eles irão conseguir tudo no programa de TV do Baiaco. Aos 5 anos, o Maluquinho assistia à muita televisão e como resultado: achou que "precisava" comprar um monte de coisa.

"Maluquinho galã"
Tema: quando Maluquinho começa a despertar paixões nas garotas

Aos 10 anos, o Menino Maluquinho desperta paixões em três garotas ao mesmo tempo. Com 5 anos, ele só encantava tias e tias-avós.

"Chove, chuva maluquista"
Tema: artes- dança, música e pintura

Aos 5 anos, o Maluquinho ficou em casa com o avô e Bocão em um dia de chuva. Cansado com a hiperatividade dos garotos, o vovô fez uma introdução aos gêneros da MPB para os pequenos, com sua velha coleção de discos. Num feriado de finados, chove de novo e a família não pode viajar. Sem ter o que fazer dentro de casa, aos 10 anos, o Menino Maluquinho fica entediado. Então, o pai faz uma introdução à história da arte para o filho, através de um livro ilustrado. O Maluquinho fica impressionado com as pinturas e acaba fundando seu próprio movimento: "o Maluquismo".

"O ilusionista"
Tema: roubar, fingir, mentir

O Menino Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir ou mentir.

"Eu sou o melhor"
Tema: disputas, competitividade, ego

Aos 5 anos, o Maluquinho perdeu no jogo do Mico preto e "perdeu" a cabeça. Aos 10, ele ganha campeonato de corridas e também "perde" a cabeça.

"Fome de doce"
Tema: alimentação, nutrição, excesso de açúcar, higiene bucal, cárie

Quando tinha 5 anos, o Menino Maluquinho só queria comer doce e, por isto, acabou tendo uma cárie. Sua mãe passou a controlar sua alimentação, mas ele seguiu roubando doce. Só quando passou mal, entendeu o valor da comida. Aos 10 anos, o Maluquinho só quer comer certas coisas de determinadas formas. Num jantar japonês ele acaba tendo de enfrentar um peixe cru e acaba adorando.

"Mãe só há duas"
Tema: minha mãe

Aos 5 anos, o Menino Maluquinho só tinha olhos para mamãe: uma princesa, uma beleza, uma maravilha. Quando ele foi para o acampamento nas férias, foi aquela choradeira de ambos os lados. Ele sentia falta da "melhor mãe do mundo". Aos 10 anos, o Maluquinho quer voltar ao acampamento, mas a mãe, lembrando das lamentações da outra vez, não quer que ele vá. Ele fica furioso e decreta: ela é a "pior mãe do mundo".

"Vovô, papai e eu"
Tema: dia dos pais

Aos 5 anos, o Maluquinho fez um pato de argila para o pai no dia dos pais, mas este não apareceu, para decepção do menino, que foi consolado pelo carinho do avô. Após ter sofrido a decepção aos 5 anos, o Menino Maluquinho não liga para o Dia dos Pais aos 10 anos. Desta vez, quem sofre com sua ausência é o pai.

"Flicts"
Tema: teatro

O Menino Maluquinho foi ao teatro aos 5 anos e ficou encantado com a peça Flicts, inspirada em um livro de Ziraldo. Aos 10 anos, quando a professora propõe que os alunos montem uma peça, o Maluquinho sugere encenar Flicts.

"Mas...para onde foi o peixe?"
Tema: morte
Roteiro de Maria Mariana
Texto final de Anna Muylaert

O Menino Maluquinho ganhou um peixe com 5 anos. Cuidou do animal com todo zelo, mas o peixe morreu. Mesmo compreendendo que o peixe morreu, o Maluquinho não entendeu para onde ele foi. Aos 10 anos, o Menino Maluquinho acompanha a morte do avô do Herman, Mika. Fica com medo que seus parentes também "sumam do mapa".

"Feliz natal"
Tema: Natal

Felicidades e decepções no Natal. Aos 5 anos, o Menino Maluquinho ainda acreditava em Papai Noel. Aos 10, ele aguarda um presente que não vem.

"Eu, eu, eu e o mar"
Tema: passado, presente, futuro

No último episódio da temporada, os três maluquinhos vão à praia. Depois que o Menino Maluquinho, de 10 anos, surfa uma onda redonda, dá-se um acontecimento mágico: o personagem se encontra aos 5, dez e 30 anos. Eles conversam e percebem diferenças e semelhanças nas várias idades da vida.

Programas