Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Galileu Galilei - a razão acima do senso comum

Mentes Brilhantes

No AR em 21/07/2016 - 20:00

Galileu GalileiGalileu Galilei no Mentes BrilhantesO Barão Munchhausen não entende por que o grande Galileu está agindo de forma moderada, procurando razões para não revelar os segredos de suas descobertas maravilhosas. Por insistência de Betty, Galileu começa relatando como chegou à sua descoberta surpreendente sobre a nossa Terra e o Sol quando, de repente, ele desmaia. 

Foi em 1610, dez anos depois de surgirem os primeiros telescópios, que o astrônomo italiano Galileu Galilei decidiu construir o seu próprio. O primeiro modelo ampliava em nove vezes os objetos focados. Depois de mais experiências, ele desenvolveu outro, capaz de aumentar a visão em 30 vezes! Não havia outro igual naquela época.

Ao apontar o instrumento para o céu, Galileu fez descobertas que revolucionaram os estudos astronômicos e mudaram a humanidade: ele mostrou que a Lua não tem uma superfície lisa, mas está cheia de crateras; percebeu que as estrelas não eram "fixas" e que a Via Láctea não era feita, como dizia Aristóteles, por exalações celestiais, mas por um conjunto de estrelas; e descobriu quatro planetas (hoje satélites) girando em torno de Júpiter. Ele também percebeu que a Terra não era o centro do universo...




Diretor: Federico Badía (Astrolab|)
Produção: Grafizix

Criado em 01/06/2015 - 12:34 e atualizado em 19/07/2016 - 18:04

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí