Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Zhang Heng - a ciência dos terremotos

Mentes Brilhantes

No AR em 25/07/2016 - 20:00

Cena do episódio da animação Mentes Brilhantes com o inventor chinês Zhang HengZhang Heng, uma mente brilhanteUm terremoto afeta toda a cidade e o público está com medo. O Barão e Betty apresentam um cavalheiro, vestido com trajes tradicionais chineses, que os acalma dizendo que os tremores em breve passarão. Quem é esse senhor? O astrônomo, matemático e inventor chinês Zhang Heng, que criou o sismógrafo.

Zhang Heng viveu no século 2 da era cristã. Ele não acreditava nos boatos supersticiosos sobre os terremotos. Na verdade, ele achava que esses eventos eram fenômenos naturais e dedicou boa parte de sua vida a estudá-los. Observador, ele registrava todos os tremores e buscava analisar as causas. Depois de anos de observação e testes, produziu no ano 132 um cata-vento de terremoto, considerado o primeiro sismógrafo do mundo.

Ele também inventou a primeira esfera armilar movida a água para auxiliar a observação astronômica, melhorou a marcha dos relógios de água e os cálculos antigos sobre o valor de pi, além de documentar cerca de 2.500 estrelas e batizar cerca de 320 no seu extenso almanaque de estrelas... Uma mente brilhante!




Direção: Federico Badía (Astrolab)
Produção: Grafizix

Criado em 16/06/2015 - 10:20 e atualizado em 25/07/2016 - 09:10

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí