Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mídia em Foco analisa os influenciadores digitais

Profissão estabelece lógica de conexão a partir do engajamento

O Mídia em Foco discute a dinâmica do mercado da comunicação a partir do surgimento dos influenciadores digitais nesta segunda (23), às 22h45, na TV Brasil. Três especialistas são convidados pelo programa apresentado pela jornalista Paula Abritta para abordar o tema.

Com o objetivo de refletir sobre a lógica da mídia com o advento desse novo perfil profissional, a atração entrevista o criador de conteúdo Felipe Castanhari, a pesquisadora em comunicação digital Issaaf Karhawi e a especialista em marketing digital Katia Damasceno.

Persuadir, motivar, influenciar. As marcas sempre buscaram porta-vozes que pudessem influir nos hábitos dos consumidores. Estrelas do cinema e da TV, grandes ídolos do esporte, especialistas e comunicadores das mídias tradicionais ocuparam esse espaço por muito tempo de maneira soberana.

Com a chegada e a popularização da internet, o influenciador digital desconstrói o paradigma anterior que privilegiava exclusivamente os famosos. "O influenciador digital muda as dinâmicas do mercado de comunicação. Isso a gente não pode negar", afirma Issaaf Karhawi que pesquisa esse universo digital.

Seguidores, engajamento e relação mais próxima com audiência

Desenvolvedores de conteúdo para a internet, os influenciadores digitais possuem grande número de seguidores e divulgam marcas e produtos em seus canais. A profissão do futuro já se tornou uma certeza do presente.

"Pra marca é interessante porque cria engajamento. Os influenciadores têm isso. Engajamento não é qualquer ator ou apresentador que consegue. Pra você ter engajamento, é preciso ter uma conexão profunda com a sua audiência", define o criador de conteúdo Felipe Castanhari.

O programa da TV Brasil mostra que essa tendência começou com os primeiros blogueiros ainda nos anos 1990. Com a automatização dos blogs, milhões de pessoas se tornaram produtoras de conteúdo. Hoje os influenciadores estão nas mais diversas plataformas como Youtube, Facebook, Snapchat e Instagram.

Para Katia Sodré Damasceno, esses novos protagonistas estabelecem uma interação mais próxima com o público. "O que diferencia hoje um influenciador digital da celebridade é que o influenciador cria uma relação de um pra um e com muitas pessoas. Já a celebridade cria uma relação de um pra muitos", analisa a especialista em marketing digital.

Essa questão do relacionamento também é debatida por Issaaf Karhawi. Ela considera que o influenciador integra a rede e imprime um discurso de testemunho na publicidade. "A gente olha para esse influenciador a partir dos olhos da pessoalidade", observa no Mídia em Foco.

Integração com as mídias tradicionais

Apesar das novidades nesse ambiente, os convidados destacam que não é o fim de jornais, revistas, rádio e televisão e de seus comunicadores. "A mídia tradicional ainda é um potencializador de todas as dinâmicas digitais", defende a pesquisadora Issaaf Karhawi.

Ainda assim, para desenvolver estratégias para esses veículos, os especialista defendem o uso das novas ferramentas que as mídias digitais oferecem. "Não tem, hoje em dia, mais como você criar um planejamento de um programa de TV que não envolva a internet", pontua o youtuber Felipe Castanhari, eleito em 2016 pela Forbes Brasil um dos 30 jovens mais promissores do país.

O programa da emissora pública destaca que a audiência crescente dos influenciadores digitais e sua eficácia na divulgação de marcas e produtos indicam novos caminhos para a industria da comunicação tanto na área de marketing como também no mercado de produção de conteúdo

Sobre o Mídia em Foco

O Mídia em Foco oferece uma janela na televisão aberta para se pensar os rumos da comunicação. No ar em uma emissora pública, a TV Brasil, o programa apresentado pela jornalista Paula Abritta trabalha com uma linguagem documental para abordar temas diversos.

Estão no escopo da atração as novas tendências de mercado, produção do conteúdo, evolução das tecnologias, convergência das mídias, regulação e consumo nos dias de hoje e as expectativas para o futuro.

A história dos meios de comunicação e a sua influência na sociedade contemporânea são algumas das perspectivas que o Mídia em Foco busca contemplar.

A proposta do programa jornalístico é estimular que o telespectador desenvolva uma visão crítica e possa refletir sobre o que observa na mídia. Acadêmicos, profissionais e especialistas na área discutem o passado, presente e futuro da imprensa, cinema, televisão, rádio e internet.

Serviço:
Mídia em Foco – segunda-feira (23), às 22h45, na TV Brasil.
Mídia em Foco – domingo (29) para segunda-feira (30), à 0h30, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/04/2018 - 17:30 e atualizado em 20/04/2018 - 17:30

Últimas

O que vem por aí