Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mídia em Foco debate automação no mercado de comunicação

Especialistas para analisar consequências da tecnologia no audiovisual

O impacto da automação no mercado da comunicação e na indústria audiovisual. Este é o tema do programa Mídia em Foco, que vai ao ar nesta segunda (3), às 22h45, na TV Brasil. Substituir a mão de obra humana por máquinas tem suas vantagens e desvantagens.

No filme "Tempos Modernos" (1936), o cineasta Charles Chaplin já demonstrava preocupação com a classe trabalhadora frente ao processo de industrialização. A automação pode livrar as pessoas de atividades repetitivas e mecânicas, mas também pode trazer o desemprego.

Para aprofundar a discussão sobre o uso da inteligência artificial na automação, o programa da jornalístico da emissora pública apresentado por Paula Abritta recebe o jornalista Flávio Bonanome, o especialista Luiz Claudio Costa, e o gerente de projetos Tiago Cunha.

O Mídia em Foco revela que o desenvolvimento tecnológico demonstra como a automação já não está relacionada apenas a funções meramente técnicas e mecanizadas, mas também pode ser capaz de substituir a ação humana em produções ligadas à criatividade.

Esse panorama influencia diretamente a indústria do audiovisual como na elaboração de um roteiro de cinema ou na composição de uma música. Alguns especialistas acreditam que esse processo vai gerar desemprego em massa enquanto outros pensam que trará mais liberdade às pessoas. O futuro com automação é inevitável, mas imprevisível.

Desde a revolução industrial, a automação tem se tornado cada vez mais presente em diversas áreas incluindo o mercado da comunicação e a indústria audiovisual. "O uso da inteligência artificial na automação é primordial porque a gente está falando de conseguir analisar conteúdo, analisar processos sem a necessidade de um ser humano fazendo isso manualmente", argumenta o jornalista Flávio Bonanome, coordenador editorial da VP Group.

Captar áudio e vídeo, produzir de forma remota, elaborar e editar textos, músicas e vídeos, programar, catalogar e distribuir conteúdo em multiplataformas. São inúmeras as possibilidades do uso da automação tanto no mercado audiovisual como em diversas áreas da comunicação. Entre suas principais vantagens estão a redução de custos, o aumento da produtividade e a otimização do tempo.

Segundo pesquisa do Pew Research Center, 79% dos brasileiros acreditam que sistemas informatizados e de inteligência artificial vão fechar postos de trabalho ocupados por humanos. Essa preocupação é ainda maior entre os mais jovens: 90% dos brasileiros entre os 18 e 29 anos de idade temem a automação em seu trabalho.

"Há pesquisas de universidades indicando que, até 2050, a automação deve ter um impacto em 50% das carreiras, das profissões. Ou seja, metade das profissões que existem hoje vão ser impactadas pela tecnologia. Mas não quer dizer que essas profissões vão acabar", diz Flávio Bonanome.

"Eu acho que os profissionais têm que ter uma mente aberta com relação a isso. A automação ela está em tudo que a gente faz hoje em dia. Qualquer coisa que a gente faça tem algum tipo de automação ali no meio", afirma Luiz Cláudio Costa, especialista de Desenvolvimento e Tecnologia da Globosat.

"Na última década que obrigou os CEOS, os gestores, a reduzir as estruturas de custo das empresas de comunicação, houve uma convergência da tecnologia. A tecnologia hoje provê ferramentas para você poder automatizar de fato os processos", completa Tiago Cunha, gerente de projetos da SNEWS.

Sobre o Mídia em Foco

O Mídia em Foco oferece uma janela na televisão aberta para se pensar os rumos da comunicação. No ar em uma emissora pública, a TV Brasil, o programa apresentado pela jornalista Paula Abritta trabalha com uma linguagem documental para abordar temas diversos.

Estão no escopo da atração as novas tendências de mercado, produção do conteúdo, evolução das tecnologias, convergência das mídias, regulação e consumo nos dias de hoje e as expectativas para o futuro.

A história dos meios de comunicação e a sua influência na sociedade contemporânea são algumas das perspectivas que o Mídia em Foco busca contemplar.

A proposta do programa jornalístico é estimular que o telespectador desenvolva uma visão crítica e possa refletir sobre o que observa na mídia. Acadêmicos, profissionais e especialistas na área discutem o passado, presente e futuro da imprensa, cinema, televisão, rádio e internet.

Serviço:
Mídia em Foco – segunda-feira, dia 3/12, às 22h45, na TV Brasil.
Mídia em Foco – terça-feira, dia 4/12, às 6h, na TV Brasil.

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/11/2018 - 16:30 e atualizado em 30/11/2018 - 16:30

Últimas

O que vem por aí