Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mídia em Foco discute audiência nos esportes de luta

Programa analisa a apelo das transmissões de MMA e boxe

Esportes de combate, como o MMA e o boxe, se tornaram espetáculos midiáticos que conquistam grandes audiências. Esse é o tema do Mídia em Foco dessa segunda (26), às 22h45, na TV Brasil.

Para debater o assunto, o programa recebe Eduardo Galetti Alexandre, vice-presidente de produção e programação do UFC; o jornalista Eduardo Ohata, especialista em boxe e MMA; e Nikolas Fonseca, diretor das séries “Viver para Lutar” e “Nascidos para o Combate”.

Os esportes de luta existem há milhares de anos. O boxe e o pancrácio, luta de origem grega precursora do vale tudo, por exemplo, já faziam parte dos Jogos Olímpicos na antiguidade. Mas quando os confrontos passaram a ser filmados, com as divisões em rounds e a limitação espacial dos ringues, se transformaram em espetáculo cinematográfico ideal.

Desde 1894, quando foi filmada a primeira luta, uma disputa entre os pugilistas Mike Leonard e Jack Cushing gravada no estúdio Black Maria de Thomas Edison, os combates esportivos sempre estiveram presentes na mídia.

Enquanto algumas modalidades como judô e taekwondo têm visibilidade apenas em grandes eventos multiesportivos, como os Jogos Olímpicos, o MMA e o boxe são mais midiáticos.

Nikolas Fonseca avalia o diferencial mercadológico desses esportes. “A publicidade nos esportes de combate tem a ver com combatividade e com nível de retorno que essas artes podem te dar. E visualmente, não dá pra você negar que o MMA e o boxe são mais atraentes para o olhar”.

Para Eduardo Galetti, o perfil de superação dos atletas é também um dos ingredientes que contribuem para fomentar a paixão e a audiência no mundo das lutas esportivas: “Cem por cento das histórias sobre lutadores de MMA e de boxe são histórias de pessoas que saem de uma condição muito complicada e chegam no topo. Então ele é um perfeito perfil da narrativa do herói”. Filmes como Rocky, de Silvester Stalone, confirmam essa lógica.

O jornalista Eduardo Ohata aponta a motivação dos atletas como uma característica que também mobiliza os espectadores e alimenta o cenário midiático: “Eles lutam por uma coisa: em segundo lugar o dinheiro, mas em primeiro lugar a glória, fazer parte da história”.

Sobre o Mídia em Foco

O Mídia em Foco abre uma janela na televisão aberta para pensar os rumos da comunicação. Apresentado pela jornalista Paula Abritta, o programa utiliza a linguagem documental para abordar temas diversos como novas tendências de mercado, produção do conteúdo, evolução das tecnologias, convergência das mídias, regulação e consumo nos dias dehoje e as expectativas para o futuro.
Acadêmicos, profissionais e especialistas na área analisam o futuro da imprensa, cinema, televisão, rádio e internet. A atração semanal da emissora pública busca contemplar, ainda, a história dos meios de comunicação e sua influência na sociedade. A proposta é estimular que o telespectador desenvolva uma visão crítica e possa refletir sobre o que observa na mídia.

Serviço
Mídia em Foco – segunda (26), às 22h45, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/02/2018 - 13:00 e atualizado em 23/02/2018 - 13:00

Últimas

O que vem por aí