Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista explica diferença entre rede social e mídia social

Confira neste conteúdo extra do Mídia em Foco

Redes sociais e mídias sociais são utilizadas frequentemente como sinônimos, mas os termos guardam nuances conceituais. A doutora em comunicação e jornalismo digital Caru Schwingel esclarece a diferença no vídeo acima.

Nossas redes sociais existem "desde que a gente é gente", seja na escola, na igreja, no clube. Elas são estabelecidas pelo laço social e a troca de informações com outras pessoas. "Depois temos as plataformas de redes sociais, que é quando dá esse 'boom' de milhares de tecnologias, de sítios, que possibilitam de forma on-line esse contato", argumenta Caru.

As mídias sociais aparecem depois, segundo a especialista, quando as pessoas dão efetivamente uma função social a essas plataformas. Elas "fazem com que todos interatuem, se comuniquem e trazem, a partir das manifestações de 2013 no Brasil, outro 'boom' de mídias sociais". 

Caru explica ainda que cada site de mídia social traz uma função. "Dentro dessas funções as pessoas estão buscando conteúdos específicos. Por exemplo, as pessoas entram no Youtube para ouvir música. No LinkedIn, para entrar em contato com profissionais", acrescenta.

Confira o episódio completo sobre Mídias Sociais. 
 

Ultimas

O que vem por aí