Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Legislação defasada é entrave para o desenvolvimento do rádio

Especialista critica também falta de regulação do meio

A era digital tem impulsionado mudanças profundas no rádio, tanto na forma quanto no conteúdo. Essas alterações, no entanto, ainda se encontram estacionadas quando o assunto é legislação e profissionais dos veículos radiofônicos. Para o jornalista e professor Alvaro Bufarah, esses são dois problemas que precisam ser resolvidos o quanto antes, pois atrapalham o desenvolvimento do rádio no país.

"A legislação dos profissionais de rádio ainda é muito antiga, está baseada em leis dos anos 1960 e 1970", avalia. O especialista argumenta que hoje as funções, estruturas e relações de trabalho são diferentes e as leis não contemplam sua nova dinâmica. Ele lista alguns cargos, como o de "locutor-noticialista", que não existem mais.

"Nós teríamos que nos juntar, enquanto profissionais de comunicação, meio, empresas e agências, e revisar essa legislação, trazê-la para o período atual em que tenhamos todos esses produtores de conteúdo dentro desse perfil", sugere Alvaro, que reforça também a necessidade de uma política pública para regular o meio, de forma a trazer transparência para as concessões de emissoras.

O Mídia em Foco discute as perspectivas do rádio no mundo digital nesta segunda (19/2), às 22h45, na TV Brasil. 
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/02/2018 - 11:15 Por Davi de Castro/TV Brasil

Últimas

O que vem por aí