Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialistas destacam a importância social das telenovelas

Confira aqui o conteúdo extra do episódio sobre "Novelas"

As telenovelas brasileiras se tornaram um fenômeno de audiência a partir da década de 1970 e tiveram um relevante impacto social no país. Especialistas entrevistados pelo Mídia em Foco destacaram alguns marcos dessa história.

Esther Hamburger, professora da Escola de Comunicação e Artes da USP, participou de uma pesquisa sobre a relação das novelas e a mudança demográfica. Ela explica que o Brasil foi um caso na demografia internacional. "Aqui diminuiu muito o número de filhos por mulher num espaço muito curto de tempo, nos anos 1970 e 1980, sem que houvesse nenhuma política de controle da natalidade ou de planejamento familiar", afirma.

Já o pesquisador Mauro Alencar aponta que foram as telenovelas que trouxeram reconhecimento e impulsionaram a regulamentação da carreira de ator/atriz. "Foi por meio da força da qualidade da nossa novela que o governo legitimou a profissão de ator em 1978, foi durante 'O Astro' e 'Dancing Days'", conta.

E o crítico de TV Nilson Xavier destaca a estratégia de divulgação das telenovelas, de forma que os assuntos sociais que permeiam as tramas sejam repercutidos em demais programas e telejornais das emissoras. "A TV Globo faz isso muito bem, melhor do que qualquer outra. Então, o assunto da novela das 20h, por exemplo, é replicado durante toda a programação", argumenta.

O Mídia em Foco discute esses e outros temas a respeito do fenômeno das novelas no país. Confira o programa completo na segunda-feira (12/3), às 22h45, na TV Brasil.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/03/2018 - 16:05 Por Davi de Castro/TV Brasil

Últimas

O que vem por aí