Controlar mísseis para acertar alvos no monitor. Esse era o objetivo de um dos primeiros jogos eletrônicos interativos da história: o dispositivo para diversão de tubo de raios catódicos foi criado pelos físicos Thomas Goldsmith e Estle Ray Mann nos anos 1940.
Confira o conteúdo extra deste episódio
Nas décadas seguintes surgiram os primeiros jogos de computador, como "Bertie The Brain", "Tennis for Two" e "Spacewar". Já nos anos 1970 os games chegaram aos fliperamas e aos lares, abrindo espaço para a criação de uma nova indústria.
A indústria dos games começam, assim, a decolar nos anos 1970 com a febre dos fliperamas e o lançamento dos primeiros consoles domésticos, como "Odyssey" e "Atari". Nos anos 1980, a ascensão do computador pessoal e a chegada do console "Nes", da empresa japonesa Nintendo, consolidam o sucesso dos jogos eletrônicos.
Hoje, o mercado mundial de games movimenta mais de cem bilhões de dólares por ano, sendo maior do que os mercados de cinema e música juntos.
Participam deste episódio:
Danilo Parise, diretor da Sioux - Agência de Tecnologia Interativa.
Marcus Garret, pesquisador de games e autor do documentário “1983: O Ano dos Videogames no Brasil”.
Mauro Berimbau, professor e pesquisador de jogos eletrônicos e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Games da Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.