Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mercado de games

Segmento bilionário vende mais que música e cinema juntos

Mídia em Foco

No AR em 26/03/2018 - 22:45

Controlar mísseis para acertar alvos no monitor. Esse era o objetivo de um dos primeiros jogos eletrônicos interativos da história: o dispositivo para diversão de tubo de raios catódicos foi criado pelos físicos Thomas Goldsmith e Estle Ray Mann nos anos 1940.

Confira o conteúdo extra deste episódio

Nas décadas seguintes surgiram os primeiros jogos de computador, como "Bertie The Brain", "Tennis for Two" e "Spacewar". Já nos anos 1970 os games chegaram aos fliperamas e aos lares, abrindo espaço para a criação de uma nova indústria. 

A indústria dos games começam, assim, a decolar nos anos 1970 com a febre dos fliperamas e o lançamento dos primeiros consoles domésticos, como "Odyssey" e "Atari". Nos anos 1980, a ascensão do computador pessoal e a chegada do console "Nes", da empresa japonesa Nintendo, consolidam o sucesso dos jogos eletrônicos.

Hoje, o mercado mundial de games movimenta mais de cem bilhões de dólares por ano, sendo maior do que os mercados de cinema e música juntos.

Pesquisador de games Marcus Garret no Mídia em Foco
Pesquisador de games Marcus Garret no Mídia em Foco - Divulgação

Participam deste episódio:

Danilo Parise, diretor da Sioux - Agência de Tecnologia Interativa.

Marcus Garret, pesquisador de games e autor do documentário “1983: O Ano dos Videogames no Brasil”.

Mauro Berimbau, professor e pesquisador de jogos eletrônicos e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Games da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/03/2018 - 12:40

Últimas

O que vem por aí