Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Desafios técnicos na produção de acessibilidade audiovisual

"Produções não são feitas para pessoas com deficiência", diz consultor

São grandes os desafios técnicos na produção de acessibilidade em conteúdos audiovisuais. É o que avalia o jornalista e consultor Marcos Lima, que tem deficiência visual. Isso porque, de acordo com o especialista, tais produtos não são feitos para as pessoas com deficiência, mas adaptados para esse público.

Um dos maiores desafios é compreender as diversas necessidades das pessoas com deficiência, em seus mais variados níveis. "Vejo muitas produções de pessoas muito bem intencionadas, mas que não têm o convívio ou a experiência da pessoa cega para que ela possa dizer que tal tipo de informação é melhor passada dessa forma", explica.

Outro fator que complexifica essa produção é o manejo do tempo. "A audiodescrição não pode atropelar o tempo do diálogo. Ela tem que se encaixar nos espaços dos filmes e produções, de uma maneira geral. Audiodescrição é um complemento", observa o jornalista.

Consultor de audiodescrição, Marcos lamenta que as produções audiovisuais não contemplam a acessibilidade já em suas concepções."Eu pego um filme que o roteiro foi feito pensando em quem enxerga e a gente ali, de alguma forma, tem que tentar adaptar à realidade da pessoa que não enxerga dentro dos espaços nos quais quem fez o filme deixou. E são espaços que, às vezes, não são suficientes", relata.

O Mídia em Foco discute acessibilidade audiovisual: assista ao programa completo aqui

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/07/2018 - 09:10 Por Davi de Castro/TV Brasil

Últimas

O que vem por aí