Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Videoarte

Entenda como as novas mídias renovam o cenário dessa arte

Mídia em Foco

No AR em 27/08/2018 - 22:45

Forma de expressão artística que tem o vídeo como elemento principal, a videoarte surge no início da década de 1960 com grande influência da televisão e das artes plásticas. O alemão Wolf Vostell, autor de “Sun in Your Head”, e o sul-coreano Nam June Paik são pioneiros dessa arte. 

Confira o conteúdo extra deste episódio

O lançamento da primeira câmera portátil de vídeo, a Portapak da Sony, em 1965, impulsiona a videoarte no mundo. No início dos anos 1970, o brasileiro Antônio Dias expõe publicamente obras de videoarte na Itália. Em território nacional, um dos primeiros exemplos dessa arte é M 3X3, realizado por Analívia Cordeiro com auxílio da TV Cultura em 1973. Nos anos seguintes artistas como Sônia Andrade, Ivens Machado, José Roberto Aguilar e Letícia Parente consolidam a videoarte no Brasil. Já na década de 1980 desponta a geração do vídeo independente.

O desenvolvimento tecnológico e a chegada das novas mídias renovam o cenário da videoarte no Brasil e no mundo. A arte que nasce subvertendo o uso comercial da televisão hoje utiliza os mais diversos meios digitais e eletrônicos. Equipamentos de captação e reprodução menores e com cada vez mais qualidade, o uso da realidade virtual e do vídeo 360º aliados ao poder da internet trouxeram novas possibilidades para a videoarte.

“A arte com o vídeo nasce nesse entrelaço com outras formas de arte. E a poesia é uma delas. A poesia sempre esteve junto com o vídeo”, diz Almir Almas
“A arte com o vídeo nasce nesse entrelaço com outras formas de arte. E a poesia é uma delas. A poesia sempre esteve junto com o vídeo”, diz Almir Almas - Divulgação/TV Brasil

Participam deste episódio:

Almir Almas, videoartista e professor da ECA – USP.

Lucas Bambozzi, videoartista.

Solange Farkas, curadora da Associação Cultural Videobrasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  videoarte

Criado em 20/08/2018 - 23:00

Últimas

O que vem por aí