Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Esportes e Mídia

Episódio traça panorama da cobertura esportiva na mídia

Mídia em Foco

No AR em 10/09/2018 - 22:45

A disputa pelo título mundial de boxe entre John Sullivan e Jake Kilrain em 1889 foi um dos primeiros eventos esportivos com cobertura nacional da imprensa nos Estados Unidos. Pouco depois, algumas lutas passaram a ser filmadas. A partir da década 1920, esportes como boxe, beisebol, tênis e futebol começam a ser transmitidos pelo rádio. E em 1936 ocorre a primeira transmissão de um grande evento esportivo pela TV: os Jogos Olímpicos de Berlim.

Confira o conteúdo extra deste episódio

O primeiro jornal esportivo brasileiro foi o Atleta, publicado em 1856. Já a primeira transmissão radiofônica de um jogo de futebol no país ocorreu no início da década de 1930. Na televisão, desde sua inauguração no país, o esporte esteve presente. Em 1950 foi ao ar o programa Vídeo Esportivo, comandado por Aurélio Campos. Desde então, mídia impressa, rádio e TV se complementam na cobertura esportiva, principalmente do futebol. 

A chegada da internet abriu novas oportunidades para esse mercado. Ver um jogo na tv, ouvir uma partida no rádio, assistir um evento esportivo pela internet. Se no passado a única forma de acompanhar um esporte era estando no local do evento, hoje os meios de comunicação permitem que o público assista ao que quiser onde e quando quiser. Além disso, a possibilidade de interação foi potencializada com o acesso à internet e a popularização das redes sociais.

“A questão da interação é cada vez mais importante no entretenimento, e aí eu coloco o esporte como entretenimento. Na realidade, a interação é fundamental não só no esporte, mas em toda a indústria do entretenimento”, diz Ary Rocco
“A questão da interação é cada vez mais importante no entretenimento, e aí eu coloco o esporte como entretenimento. Na realidade, a interação é fundamental não só no esporte, mas em toda a indústria do entretenimento”, diz Ary Rocco - Divulgação/TV Brasil

Participam deste episódio:

Ary Rocco, professor da Escola de Educação Física e Esportes da USP.

João Palomino, vice-presidente de Jornalismo e Produção da ESPN.

Pitter Rodriguez, diretor de Parcerias de Conteúdo do Twitter.

Ultimas

O que vem por aí