O uso massivo das mídias sociais pelos cidadãos abriu um importante e estratégico canal para as marcas. Não apenas para o campo da publicidade, mas também do relacionamento e interatividade entre empresas e clientes. E nesse sentindo, segundo o especialista Rafael Rez, o marketing digital chega para empoderar os consumidores.
"Pela primeira vez ao longo de 120 anos de história de marketing, os clientes têm canais democráticos e imediatos para dar feedback para as empresas", analisa Rafael, que lembra também que há cerca de 20 anos as formas de contato se restringiam a canais telefônicos, cartas e, eventualmente, algum outro canal de atendimento presencial. Atualmente, os perfis das marcas em redes sociais facilitam os contatos e atendimentos.
O especialista em marketing digital ainda destaca a possibilidade de as empresas monitorarem a reação dos clientes e terem capacidade de reagir em tempo real a possíveis crises de imagem. "Isso muda a forma como os profissionais de marketing têm que pensar o relacionamento com os clientes, porque agora é tudo público. Então quando acontece algum problema, isso pode crescer muito rapidamente numa rede social", avalia.
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