Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Militares da Democracia, de Silvio Tendler, é destaque nesta quarta

Documentário recorda ioficiais perseguidos pela ditadura militar

Com direção do renomado cineasta Silvio Tendler, o longa "Militares da Democracia" é a atração da faixa Cine Nacional que a TV Brasil apresenta nesta quarta-feira (15), às 23h.

O documentário resgata, através de depoimentos e registros de arquivos, as histórias dos militares que foram perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.

Os combatentes lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, mas a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito dos oficiais que, até hoje, ainda buscam justiça e reconhecimento na história do país.

No filme, o diretor Silvio Tendler mescla fatos documentais e ficcionais sobre o período da ditadura militar no país. A narrativa ressalta a participação dos militares que lutaram pela democracia, mas que ainda não são conhecidos pelas novas gerações.

O documentário "Militares da Democracia" traz depoimentos de personalidades como Almino Affonso, Manoel Martins, Milton Temer e Nilo Batista. Com produção de Ana Rosa Tendler e locução de Eduardo Tornaghi, o longa retoma o percurso de vários grupos de militares que muito antes do golpe de 1964 já vinham se organizando por novos direitos, melhores condições de trabalho e na defesa de uma sociedade melhor.

O filme revela como, a partir de 1964, esses distintos grupos passaram a ser tratados, sofrendo represálias, como a perda do direito de usar a farda, de seus direitos trabalhistas, assim como foram impedidos de exercer suas atividades profissionais. Em março de 2014, a TV Brasil apresentou série homônima de Silvio Tendler em cinco episódios, em alusão aos 50 anos do golpe.

Ficha Técnica
Ano: 2014. Gênero: documentário. Direção: Silvio Tendler. Produção: Ana Rosa Tendler. Locução: Eduardo Tornaghi. Duração: 88 min. Classificação: 12 anos.

Serviço:
"Militares da Democracia" – quarta-feira (15), às 23h, na TV Brasil.

Ultimas

O que vem por aí