Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Lapa de: Rio Maracatu e Pedro Luís e a Parede

Grupos movimentaram bairro da boemia carioca

Musicograma

No AR em 11/08/2013 - 00:30

Rio Maracatu - Arte: Osmério EllerPedro Luís e a Parede - Arte: Osmério EllerSucesso no pré-Carnaval e nas principais folias cariocas, o grupo Rio Maracatu lançou o CD “Lapada”, em 2007 para comemorar os dez anos de carreira.

O disco, gravado pelo selo Rádio MEC coroava uma carreira que começou e se firmou na Lapa, no centro histórico do Rio de Janeiro. Nesta história, a escolha do nome “Lapada” tem duplo sentido, pois além de ser uma forte no tambor, também remete ao bairro boêmio carioca.

Em 2007, ano em que foi feito este registro para o Musicograma, o frevo comemorava o centenário e o Rio Maracatu era um dos grupos da cena carioca apontados como guardião das culturas populares nordestinas. Mesmo com o nome ligado aos cortejos, o grupo construiu uma carreira sólida nos palcos. Entre 2001 e 2003, por exemplo, abriu vários shows na Fundição Progresso, época em participaram do projeto “Banto Brasil”, de valorização da cultura afro brasileira.

O CD “Lapada” foi produzido por Pedro Luís, outro frequentador assíduo da Lapa. Líder da banda Pedro Luís e a Parede, ele entrou no mercado em 1996. Os primeiros shows eram divulgados pelas ruas da cidade com auxílio de um megafone e instrumentos de percussão. No ano seguinte, o grupo gravou “Astronauta Tupy”, o primeiro álbum, com participação especial do cantor Ney Matogrosso. Nestes 17 anos de carreira, Pedro Luís e a Parede participaram do Free Jazz Festival; excursionaram pelo Japão; criaram a oficina Monobloco e um projeto de ensino de instrumentos de percussão. Em 2010, lançaram o duo CD e DVD “Navilouca, ao vivo”.




Criado em 18/07/2013 - 18:58 e atualizado em 21/08/2013 - 17:40

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí