Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Opinião de Zé Keti e João do Vale

Programa volta ao ano de 64 para remontar parte desse show antológico

Musicograma

No AR em 19/05/2013 - 00:30

O Musicograma desta semana relembra os dois artistas que protagonizaram, ao lado de Nara Leão, um dos momentos mais importantes da música popular brasileira: o antológico show "Opinião", de 1964. A edição remonta parte do repertório dessa apresentação e as parcerias entre Zé Keti, João do Vale e Nara Leão. O episódio exibe cenas do acervo da emissora nas quais os músicos interpretam composições criadas especialmente para o espetáculo e outras que marcaram uma geração como, por exemplo, Carcará, Opinião e A voz do Morro.

No repertório do programa, imagens de Zé Keti interpretando Acender as Velas, A voz do morro, Diz que fui por aí, Malvadeza Durão e Máscara Negra. Já as músicas de João do Vale, exibidas pela edição, são Catirina, Coronel Antonio Bento, O canto da Ema, Asa do vento, Pisa na fulô, Farinhada e A voz do povo. E ainda a interpretação de Nara Leão da música Diz que fui por ai, gravada em 1984.

Zé Keti nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro. Sambista por vocação, compunha com uma caixinha de fósforos nas mãos. Suas músicas foram gravadas por vários cantores brasileiros renomados e algumas delas integraram a trilha sonora dos filmes de Nelson Pereira dos Santos, Rio 40º e Rio, Zona Norte. O cantor era uma espécie de mestre-de-cerimônia do bar Zicartola, no qual aconteceu o encontro que gerou a ideia do show-manifesto Opinião.

A história de João do Vale começa em Pedreiras, no Maranhão. Veio para o Rio de Janeiro aos 17 anos e chegou a trabalhar como pedreiro. Sem uma formação ele recebeu o título de Poeta do Povo. Compôs centenas de músicas que retratam a realidade do Nordeste. No show representava o povo oprimido de sua terra natal.





Criado em 30/01/2011 - 00:08 e atualizado em 24/06/2013 - 17:24

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí