Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cantautoras: Fatima Guedes e Lucina

A trajetória das cantoras que revelam personalidade forte em suas

Musicograma

No AR em 17/03/2013 - 00:30

Fátima Guedes - Arte Osmério EllerLucina - Arte Osmério EllerO que aproxima as compositoras e cantoras Fátima Guedes e Lucina é a sinceridade com que assumiram as atitudes que expressam nas canções.

Fátima é carioca da Tijuca e Lúcia Helena Carvalho e Silva nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, mas quis o destino que, poeticamente, seus caminhos se cruzassem.

Assim como Lucina, oito anos mais velha que ela, Fátima Guedes foi revelada num festival da canção. Tinha apenas 15 anos de idade quando tirou o primeiro lugar no festival da faculdade onde cursava jornalismo. Sua poesia forte que fala do amor com todos os prazeres e riscos surpreendeu os jurados, entre eles, Maria Bethânia, o produtor Mariozinho Rocha, o poeta e letrista Paulo César Pinheiro e o jornalista Roberto Moura. Logo, Fátima Guedes seria gravada por Elis Regina, Simone e Ney Matogrosso, um batismo à altura para que se tornasse intérprete das suas próprias canções.

Lucina começou a carreira no final dos anos 1960, como solista do Grupo Manifesto, que brilhou na TV Continental e no II Festival Internacional da Canção. Com o grupo lançou dois álbuns, mas sua entrada na história da MPB ganha destaque a partir de 1972, quando forma dupla com a cantora e compositora Luhli.

A dupla Luhli e Lucina ficou famosa como pioneira na produção independente no Brasil; na defesa do amor livre e na proposta de relação do homem com a natureza. Foram 25 anos de carreira, sete discos gravados e uma carreira reconhecida no Brasil e no exterior. Desfeita a dupla, Lucina grava em 1998 o CD que, já no título, anuncia sua personalidade forte: “Inteira Pra Mim”.




Criado em 07/03/2013 - 14:46 e atualizado em 12/04/2013 - 15:36

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí