Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Renato Borghetti: 50 anos

Instrumentista gaúcho é reconhecido internacionalmente

Musicograma

No AR em 21/07/2013 - 00:30

Renato BorghettiRenato BorghettiEtno, world music, jazz fusion são rótulos com que a música de Renato Borghetti é conhecida na Europa, onde a tradição e a sonoridade dos instrumentos de fole é tão respeitada quanto apreciada. Isto faz com que o gaúcho seja um dos instrumentistas com maior trânsito no continente.

Para entender isto é preciso voltar à sua infância na cidade de Barra do Ribeiro onde foi educado pelo pai Rodi, observando os fundamentos do Centro de Tradições Gaúchas. Entre as lições ficou a prática mais preciosa, de que vida e arte são inseparáveis.

A consciência desses valores é que determina as viagens de Borghetti pelo mundo onde, não importam os rótulos que deem à sua música, ele se mantém fiel à capacidade que gêneros gaúchos como o vanerão, o xote, a milonga e o chamamé possuem de dialogar com a música mundial.

Atualmente, trabalhando o CD “Andanças Live in Bruxelas”, lançado em 2012; comemorando a instalação do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música em Barra do Ribeiro e a formação de 120 crianças e jovens músicos-artesãos na sua Fábrica de Gaiteiros, Renato Borghetti avalia as vantagens de nunca ter sido um “desgarrado do pago”.




Criado em 08/07/2013 - 18:56 e atualizado em 02/08/2013 - 15:55

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí