Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a história do Massacre de Porongos

Nação relembra esse polêmico e ignorado episódio da história

Nação

No AR em 24/09/2017 - 19:00

Esta edição do Nação volta a 20 de setembro de 1835, quando começou a batalha mais importante da história do Rio Grande do Sul. Comemorada até hoje, a Guerra dos Farrapos, também conhecida por Revolução Farroupilha, colocou de um lado os grandes e poderosos estancieiros gaúchos e do outro o império. Mas, a guerra que adquiriu até um caráter separatista teve um capítulo que ainda hoje é polêmico e, até mesmo, ignorado: o Massacre de Porongos. 

Em novembro de 1844, a guerra estava perto do fim, mas uma questão permanecia sem solução: a dos escravos libertos pela República para servir ao exército republicano. Para o Império Brasileiro, assim como para os lideres farroupilhas, era inaceitável reconhecer a liberdade de escravos.

Era noite e estavam todos sem armas, condição fundamental para que os governos pudessem negociar a paz. No acampamento da curva do arroio Porongos, atual município de Pinheiro Machado, o coronel Teixeira Nunes e seu corpo de Lanceiros Negros descansavam. Foi então que apareceu Francisco Pedro de Abreu, o Moringue, de surpresa, quebrando o decreto de suspensão de armas e massacrando os escravos.

No programa, a apresentadora Fernanda Carvalho conversa, ainda, com o jornalista, escritor e professor Juremir Machado da Silva, que escreveu “História Regional da Infâmia” sobre o episódio.

Massacre de Porongos
Massacre de Porongos - Reprodução/TVE-RS

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/09/2017 - 14:50

Últimas

O que vem por aí