Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Autoestima infantil

Preconceito e a falta de referências já começam na infância

Nação

No AR em 23/10/2016 - 13:00

Nação discute formas de combater o racismo ainda na infânciaNo segundo episódio especial sobre as crianças negras, o Nação analisa a importância da formação étnica dos jovens. O programa destaca ainda como essa contribuição ajuda no empoderamento das crianças negras.

A edição desta semana ressalta que é quase sempre na infância, quando as crianças acreditam ser todas iguais, que a garotada negra descobrem o que significa o preconceito. Para contextualizar a questão, o programa traz exemplos como o da rapper mirim MC Soffia que faz rimas contra o racismo.

O Nação dá exemplos de como o racismo afeta as crianças por meio de ações como a rejeição de alguns colegas na escola, a discriminação disfarçada de piadas e brincadeiras. Outro aspecto relevante é a falta de referências, que vão desde os contos de fada, passando pela mídia, até situações simples do cotidiano.

Mesmo sem saber o que é preconceito racial, as crianças se vêem obrigadas a enfrentá-lo. Se já é difícil na fase adulta, com os pequenos o racismo consegue ser ainda mais cruel.

Apresentado por Fernanda Carvalho, o programa Nação é produzido pela TVE/RS.




Criado em 18/10/2016 - 17:12 e atualizado em 18/10/2016 - 17:13

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí