Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Naná Vasconcelos é reverenciado no Recordar é TV

Produção da TV Brasil resgata de seu acervo programa de 2005

Para homenagear o legado deixado pelo percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, a TV Brasil resgata entrevista do mestre ao programa Conversa Afinada, da extinta TVE/RJ, gravado em 2005, na edição especial do Recordar é TV desta quinta (21), às 23h.

A série conduzida pela jornalista Patrícia Palumbo entrevistou Naná na época em que ele lançava o disco "Chegada". O papo inclui performances marcantes do saudoso astro em composições como "Alvorada", "Cisne Negro" e "Chegada", canção que deu nome ao álbum.

Durante a conversa preservada no acervo da emissora pública, o músico relembra o início da carreira ainda criança e a experiência fora do Brasil. Naná Vasconcelos também fala sobre sua relação com a música e a criação de novos instrumentos.

Referência para várias gerações, o artista ampliou o conceito de percussão, estendendo-o a qualquer objeto que emitisse som: de instrumentos utilitários, como penico e panela, a elementos da natureza, passando pela voz, pelo corpo e pela eletrônica.

Considerado uma autoridade mundial em percussão, Naná ganhou oito prêmios Grammy e foi eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat. Ele faleceu em março de 2016 aos 71 anos, no Recife, sua cidade natal.

Edições temáticas e tributos no Recordar é TV

O Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material conservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração da TV Brasil.

O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

Nesta quinta e sexta-feira, também às 23h, a emissora pública apresenta edições especiais do programa para homenagear personalidades como os sambistas Nelson Sargento e Jorge Aragão.

O Recordar é TV também vai ao ar em horários alternativos na programação da TV Brasil. As produções históricas que resgatam o arquivo do canal estão no site da emissora pública no endereço http://tvbrasil.ebc.com.br/recordaretv.

Esses conteúdos raros preservados no vasto acervo da emissora pública ainda podem ser acompanhados no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço:
Recordar é TV – quinta-feira, dia 21/11, às 23h, na TV Brasil.
Recordar é TV – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 21/11/2019 - 12:30 e atualizado em 21/11/2019 - 12:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí