Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os personagens de "Nino: viagem ao conhecimento"

Série explora o mundo da filosofia e do imaginário da criança

A série de animação "Nino: viagem ao conhecimento" é uma mistura de gêneros: ficção científica, aventura e drama. O tema central da história é a busca. Estamos sempre em busca de algo, e durante esta busca se desenvolvem diversos sentimentos, sobretudo quando há um contínuo deslocamento geográfico. Nessa jornada em que nossos personagens estão prestes a embarcar, surgirão situações em que todos irão se deparar com questões éticas, morais e filosóficas, despertando emoções e forçando a tomada de decisões. O protagonista é um robô com personalidade de uma criança de 8 anos e que, pela sua condição de máquina quase-humana, se depara com vários temas durante sua relação com o pai (o criador), sua irmã humana e outros personagens coadjuvantes que surgem durante a série. Conheça os principais personagens:

Nino é um robô com personalidade de uma criança de 8 anos
Nino é um robô com personalidade de uma criança de 8 anos - Divulgação

Nino
O protagonista da série é um robô criado para preencher a ausência deixada pela perda de um filho, além de ser pensado para resgatar uma formação infantil perdida pelas novas tecnologias e pela sociedade de consumo. Seu criador consegue conceber sentimentos em seus circuitos internos, mas deixa a lacuna do senso crítico e filosófico para ser preenchida durante sua vivência e experiência, no intuito de que sua personalidade seja formada de “fora para dentro”. Alegre e inocente, Nino se depara com as dificuldades da vida e tenta achar explicação e significado para a complexidade das relações dos seres humanos entre si e com a natureza. Ao longo de suas vivências, ele se torna mais sério, um pouco triste e pensativo, ou seja, “cresce”. Quando se depara com o dilema da morte, que ele não terá que enfrentar como os humanos, mas de forma diferente, fica extremamente confuso, e começa a tentar entender esta questão sem sucesso. Projetando esta falha na própria convivência com Cícero e Agatha, ele parte para buscar sua identidade longe da família.

 

Professor Cícero é um grande cientista que trabalha há mais de 30 anos com robótica e inteligência artificial
Professor Cícero é um grande cientista que trabalha há mais de 30 anos com robótica e inteligência artificial - Divulgação

Professor Cícero
Extremamente inteligente, focado e obsessivo, mas com um coração puro. Devido a suas decepções na família e no trabalho, além de ter que se adaptar à cadeira de rodas, ele fica altamente introvertido e isolado, evitando o contato com o mundo externo.Sua atenção é dedicada à filha Agatha, seu futuro “filho” Nino e, principalmente, seu trabalho. Trata os filhos com muito carinho e quer garantir uma vida melhor e diferente para eles. 

 

Ágatha é uma adolescente em busca de sua identidade e independência
Ágatha é uma adolescente em busca de sua identidade e independência - Divulgação

Ágatha
Bonita, meiga, inteligente e extrovertida, Ágatha é uma adolescente como outra qualquer, passando pela fase da vida em que começa a independência e a procura de uma identidade. Apesar das dificuldades que passou com a perda da mãe, a cobrança paterna com os estudos e o crescente isolamento do pai, ela conseguiu manter um espírito sonhador e criativo. Assume um pouco a lacuna deixada pela mãe, cuidando e sentindo-se responsável pelo pai. Durante a viagem sem destino do pai, ela vai amadurecendo, mas mesmo tendo que decidir entre sua própria vida ou ficar ao lado de Cícero incondicionalmente, ela opta por ficar com o pai, pois não consegue deixa-lo, apesar de sentir bastante a condição de não conviver com outros adolescentes e ter uma vida mais “normal”.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/04/2018 - 08:05

Últimas

O que vem por aí