Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No Mundo da Bola debate início dos campeonatos estaduais

"Janeiro Branco" e presença de técnicos estrangeiros no país em pauta

O início da temporada do futebol brasileiro com o começo dos campeonatos estaduais pauta a discussão no programa No Mundo da Bola. Neste domingo (19), a atração esportiva da TV Brasil vai ao ar mais cedo, às 20h, ao vivo, com uma hora de duração, por causa da transmissão dos jogos da Copa Santiago de Futebol Juvenil, em seguida, às 21h.

A produção esportiva adere à campanha "Janeiro Branco" e, por isso, o No Mundo da Bola entra no ar com uma fita em sua identidade visual que remete à iniciativa. A ideia é colocar em evidência a importância do debate sobre saúde mental na sociedade.

Criado em 2015, o movimento busca alertar para os cuidados com a promoção da saúde emocional. O projeto visa refletir sobre os distúrbios associados à ansiedade e combater o preconceito relacionado aos transtornos mentais.

A contratação de diversos técnicos estrangeiros para assumir o comando de times do país é tema da mesa redonda apresentada pelo jornalista Sergio do Bocage com a participação do experiente cronista esportivo Waldir Luiz e do comentarista titular Marcio Guedes.

Para refletir sobre essa tendência, os anfitriões recebem no estúdio da emissora pública o ex-jogador e ex-técnico Zé Mário, presidente da federação nacional que representa os profissionais da área. O No Mundo da Bola lembra, ainda, o Dia do Treinador de Futebol, efeméride comemorada essa semana, em 14 de janeiro.

Com o sucesso do português Jorge Jesus na direção técnica do Flamengo e do argentino Jorge Sampaoli como técnico do Santos, em 2019, vários treinadores do exterior foram sondados por equipes brasileiras para essa temporada.

Para o lugar de Sampoli, que se desligou do alvinegro no final do ano, o time paulista trouxe o também português Jesualdo Ferreira. Já o Atlético Mineiro apostou no venezuelano Rafael Dudamel enquanto o Internacional contratou o argentino Eduardo Coudet para seu comando técnico. O Avaí completa a lista com a chegada de mais um português: Augusto Inácio.

Os comentaristas debatem o excesso de troca de técnicos no futebol brasileiro. Os profissionais costumam ser demitidos quando os primeiros resultados positivos não aparecem em poucas partidas no clube. A questão tática também é um dos assuntos em discussão no programa.

O debate esportivo da emissora pública traz uma comparação com a realidade das equipes do exterior. No futebol espanhol, por exemplo, o Barcelona dispensou o técnico Ernesto Valverde, após três anos e meio no cargo. A demissão do comandante no meio da temporada pegou de surpresa os torcedores do valorizadíssimo futebol europeu.

Há 17 anos, o clube catalão não interrompia o ciclo de um técnico durante o trabalho. O último que teve a temporada encerrada mais cedo havia sido Louis Van Gaal em janeiro de 2003. O Barcelona já anunciou o novo treinador, o também espanhol Quique Setién que estava sem time.

Sobre o programa

Sempre ao vivo, aos domingos, às 21h, com uma hora e meia de duração, o No Mundo da Bola recebe convidados para uma conversa descontraída sobre os principais resultados esportivos da semana, com destaque para o futebol.

Apresentado por Sergio du Bocage com a participação do comentarista titular Marcio Guedes, a cada edição, o programa traz uma enquete que conta com a participação dos telespectadores e dos comentaristas.

Em mais de 30 anos, o programa passou por mudanças. A atração surgiu como "Esporte Visão". Depois, entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000 passou a se chamar "Debate Esportivo". Em curto período, teve o título de "Ataque" até que em 2002 volta ao nome original com redação diferente: "EsporTVisão".

Pela bancada já passaram grandes nomes da resenha esportiva brasileira como os saudosos Luiz Mendes, o "comentarista da palavra fácil"; Achilles Chirol e Alberto Léo, além de profissionais como o ex-narrador Januário de Oliveira, atualmente aposentado, criador de vários bordões que estão na memória afetiva dos torcedores de futebol.

Desde 16 de junho de 2013, a atração entra no ar pela TV Brasil e é transmitida também pela Rádio Nacional como "No Mundo da Bola". A expressão remete aos melhores tempos do radiojornalismo esportivo, pois é um dos programas mais tradicionais da emissora. O "No Mundo da Bola" foi criado em 1930, na Rádio Nacional, sob o comando do locutor esportivo Antônio Cordeiro.

Serviço

No Mundo da Bola – domingo, dia 19/1, ao vivo, excepcionalmente, às 20h, na TV Brasil

Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239
 

Criado em 16/01/2020 - 15:30 e atualizado em 16/01/2020 - 15:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí