Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O clima e o futuro do planeta

Edição explica por que o gelo é questão de vida ou morte

Futurando

No AR em 06/03/2018 - 21:45

A simples hipótese de que um dia falte neve nos leva a um cenário apocalíptico de escassez de água potável e de condições meteorológicas ameaçadoras. O gelo é, para o planeta, questão de vida ou morte, como você confere nesta edição do Futurando. Vamos explicar a enxurrada de incertezas às quais seríamos submetidos, caso isso um dia de fato virasse realidade.

Outra questão que será levantada é: como seria o mundo sem a camada de ozônio? Já parou para pensar? Veja alguns possíveis cenários nessa edição. 

O clima e o futuro do planeta
O clima e o futuro do planeta - Reprodução/DW

O programa vai discutir, na verdade, a questão climática de muitas perspectivas, inclusive da previsão do tempo. Quem nunca passou pela clássica situação de ser surpreendido por uma chuva mesmo com o serviço meteorológico informando o contrário? A explicação envolve a chamada camada limite planetária.

Futurando também visitou um centro de pesquisa em Leipzig, no leste da Alemanha, onde foi colocado em operação um simulador de nuvens. O objetivo dos cientistas é analisar as causas de tempestades e tentar evitar catástrofes.

As nuvens, aliás, flutuam sem aparente esforço, o que deixa no ar a dúvida sobre o peso delas. Dá para saber esse tipo de informação? Sim, é possível. A nossa equipe usou um cálculo da Física para chegar à resposta.

Fomos ainda atrás de um dos responsáveis pelos efeitos especiais no mais recente episódio da saga Guerra nas Estrelas - Star Wars: os últimos Jedi. É um pesquisador que trabalha em Munique e desenvolveu um algorítimo para dar realismo às animações de fumaça nas cenas do filme. Dá para perder? Claro que não!

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/03/2018 - 12:20

Últimas

O que vem por aí