Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sol, a estrela da vez

Conheça os estudos científicos sobre a estrela mais próxima da terra

Futurando

No AR em 22/02/2020 - 17:30

Nosso Sol brilha há cerca de quatro bilhões e meio de anos, mas apesar de todo seu poder, ele é uma estrela comum, como inúmeras outras na Via Láctea. Para atingir o diâmetro do Sol, seria necessário alinhar cem vezes a Terra, uma do lado da outra. Por meio de animações, o Futurando mostra seus campos magnéticos e as transformações químicas em seu interior.

E para entender ainda melhor as estruturas do Sol, um satélite irá rastrear sua superfície visível e, ao mesmo tempo, mapear seu campo magnético. Toda turbulência, incluindo as tempestades solares, é gerada por estruturas pequenas no campo magnético. É por isso que cientistas querem examinar esta área com a máxima precisão possível e, para isso, contam com o satélite Solar Orbiter, equipado com diversos telescópios. Vivencie em detalhes essa tecnologia surpreendente.

De volta à Terra, nossa equipe visita uma fazenda na Áustria. Cientistas querem descobrir por que pessoas que vivem próximas de vacas são mais resistentes a alergias e doenças respiratórias. Analisando a poeira de estábulos, pesquisadores detectaram uma proteína produzida pela vaca que contribui para a saúde humana. Não deixe de ver como a "pílula do estábulo” poderá ajudar pessoas que moram em cidades.

Este Futurando responde ainda à pergunta: por que temos duas narinas? Dois olhos nos permitem ter sensação espacial das imagens. Com duas orelhas conseguimos localizar de onde vem o som. Entenda nesta reportagem qual a vantagem de se ter duas narinas.

E nesta edição, pesquisadores apresentam um novo combustível sintético, que pode ser uma solução sustentável no futuro. Gasolina, diesel e gás produzidos a partir de CO2, hidrogênio e eletricidade. Mas a nova tecnologia também é alvo de críticas. O Futurando traz os prós e contras e mostra como esse combustível sintético é fabricado.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/02/2020 - 15:35

Últimas

O que vem por aí