Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A influência dos genes no ganho de peso

Mais de dois milhões de variantes genéticas que agem sobre o peso

Futurando

No AR em 04/07/2020 - 08:00

Ao mesmo tempo que provocam mortes e paralisam economias, pandemias como a de covid-19 aceleram avanços há muito esperados: a digitalização do trabalho e a telemedicina, por exemplo. A história nos mostra que pandemias de séculos passados também resultaram em avanços tecnológicos e científicos, na mudança de hábitos e até na melhora da qualidade de vida. 

Os cientistas já conhecem mais de dois milhões de variantes genéticas que agem sobre o peso, ajudando a ganhar ou perder quilos. Entender como esses genes funcionam é um desafio para os pesquisadores e pode ajudar a combater a obesidade. 

O programa também vai abordar os perigos da síndrome metabólica e como ela pode ser evitada. Níveis de açúcar e de colesterol altos no sangue podem levar a diabetes, AVC, insuficiência renal e cardíaca. Mas isso pode ser controlado com uma alimentação saudável e com uma rotina de exercícios. Veja o exemplo de Anna, que chegou a pesar 120 quilos e hoje está em forma, e de Lara, que nos últimos 18 meses perdeu quase 20 quilos. 

Medicamentos que prometem queima de gordura sem esforço e de maneira rápida existem aos montes - o problema é que a imensa maioria deles não têm a eficácia comprovada - e pior: tem sérios efeitos colaterais. Mas isso está prestes a mudar. Pesquisadores do Instituto Helmholtz, na Alemanha, conseguiram identificar um tratamento combinando substâncias, com resultados surpreendentes.

Novos equipamentos permitem entender melhor como funciona o nosso intestino, onde a maior parte dos nutrientes dos alimentos são absorvidos pelo nosso corpo. A partir da jornada de Luise, uma pera, pelo sistema digestivo do corpo humano, entenda melhor como funciona o intestino e porque manter o equilíbrio da flora intestinal é fundamental.  

Frutas são importantes pelas fibras e a maioria delas têm sementes. Mas e as bananas? A variedade selvagem da fruta ainda conta com sementes e se reproduz através delas, mas as bananas compradas no supermercado, não: elas são clones de seus antepassados. Como, então, ocorre a reprodução? O Futurando explica. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/07/2020 - 15:45

Últimas

O que vem por aí