Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cordão do Bola Preta

A história de um dos blocos de rua mais tradicionais do Rio

Nos Braços da Batucada

No AR em 17/02/2012 - 21:30

Nos Braços da Batucada: Cordão do Bola Preta

"Nosso bloco saúda os foliões, a imprensa falada, escrita e projetada". Com esta frase, pintada em toscos estandartes, os blocos de ruas, as ainda pequenas escolas de samba e os grupos formados pelas comunidades dos bairros - principalmente dos subúrbios - entravam e pediam passagem nas ruas do Rio de Janeiro e São Paulo. Isso acontecia na metade do século passado, durante o carnaval. Eram os precursores da grande festa de rua, que hoje toma conta das duas maiores cidades brasileiras.

Nesta sexta-feira (17), às 18h30, o programa Nos Braços da Batucada apresenta a história de um dos mais tradicionais blocos do Rio de Janeiro, o Cordão do Bola Preta. Em 2008, comemorando seu 90 aniversário, o Bola levou mais de um milhão de foliões para as ruas do centro da cidade. Com sambas e marchinhas, o bloco, que se inspirou no estampado do vestido de uma bela moça para encontrar um nome para a agremiação, hoje é considerado patrimônio cultural da cidade.

Recordando suas histórias e sucessos musicais estão no programa Beth Carvalho, João Roberto Kelly, a direção da agremiação, além de pessoas como o garçom Bernardo Carlos, que trabalha no centro do Rio e sempre acompanhou os desfiles.

Horário: sexta, 18h30

 




Criado em 18/02/2012 - 00:30 e atualizado em 18/02/2012 - 00:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí