Menu programa

Depois rola o mocotó

Como será a dinâmica das relações e da organização social de uma comunidade que assume a edificação de seu próprio ambiente e seu projeto habitacional?


O documentário Depois Rola o Mocotó tem a laje da periferia do Rio de Janeiro como protagonista. O filme revela os grandes empreiteiros anônimos da cidade, que constroem casas e “batem” lajes favelas afora, em uma velocidade inacreditável. E conversa com os donos dessas casas e como se organizam para conseguir mão de obra para a construção.

Unanimidade em 99% das casas das favelas cariocas a partir da década de 90, a laje é ícone de uma cultura das periferias das capitais de todo o Brasil. As favelas parecem brotar do solo das metrópoles do país, como flores que nascem do cimento, insistindo em nascer nos espaços onde aparentemente já não se pode. E, estranhamente, poucas vezes nos perguntamos “Como aquela casa foi parar ali? Como essas casas são construídas?” Depois Rola o Mocotó busca reunir respostas para tais questões.

Ano: 2009
Direção: Débora Herszenhut
Coprodução: Débora Herszenhut, Urca Filmes, Empresa Brasil de Comunicação – TV Brasil – e Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC).