Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Kamatemba da Humpata: retrato da dança angolana

Um histórico do grupo que representa a cultura de Angola há 30 anos

Nossa Língua

No AR em 19/04/2018 - 23:45

Na cultura africana tradicional, de transmissão oral, as lições são passadas às novas gerações primordialmente pelo canto e pela dança. Fundado em 1976, após a independência, o grupo de dança Kamatemba da Humpata é integrado por artistas locais conhecedores de técnicas e tradições, com as quais mantêm a originalidade e a peculiaridade da dança e canção Nyaneka Humbi.

Kamatemba da Humpata: retrato da dança angolana
Kamatemba da Humpata: retrato da dança angolana - Divulgação

O documentário retrata a representatividade folclórica do Kamatemba da Humpata, um retrato da cultura Nianeka Humbi em palcos nacionais e internacionais. Suas apresentações abordam situações do dia a dia – o gado, a caça, a colheita, as festas com os rituais sagrados da puberdade e outros.

Esta edição do Nossa Língua faz uma viagem pelas danças, cantos, vestuário e adereços, pelos instrumentos e seus significados, pela música e suas mensagens, com imagens registradas desde as origens do grupo, hoje na terceira geração de integrantes. E transmite a enorme dimensão que todos esses fatores exercem no resgate e na preservação da cultura Angolana.

Direção e produção: Luiz Garrido Lisboa

Criado em 15/07/2016 - 16:55 e atualizado em 18/07/2016 - 14:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí