Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Raízes do Carnaval de Luanda

Cine CPLP exibe documentário angolano

Nossa Língua

No AR em 26/04/2018 - 23:45

Derivado das brincadeiras de entrudo português, o Carnaval de Angola teve os primeiros registros datados de 1857. No entanto, reprimido pelo colonialismo, foi somente a partir da independência que retomou sua plena liberdade e, em 1978, passou a ser um evento anual.

Por muito tempo as tradições ficaram adormecidas, guardadas na memória do povo. Os tambores, o ritmo, o gesto e o canto, manifestações genuínas esperavam a hora de se fazer ouvir. E aconteceu que o Carnaval se transformou em arma de luta da afirmação de uma cultura que vinha sendo transmitida de pais para filhos, caractetizando com sátira o seu opressor, apontando as situações de exploração.

Carnaval de Luanda: arma de luta de afirmação culturalO documentário Raízes do Carnaval de Luanda conta a trajetória dessa festa popular, que com o tempo foi se enriquecendo e se transformando, e nos últimos anos ganhou novas características, como a animada introdução de uma enorme variedade de cantos e danças nacionais de origem africana, evoluindo constantemente para a forma como o Carnaval hoje é comemorado em Angola, e especificamente em Luanda.

Não somente um painel da evolução histórica, com imagens de época, o documentário também confronta diferentes pontos de vista de artistas e pessoas influentes nas estruturas organizacionais da cultura angolana, mostrando a complexidade e a dimensão de um processo que está em constante transformação e evolução.

Tradição passada de pai para filhoPaís: Angola
Duração: 59’:58”
Ano: 2014
Roteiro e Direção: Chico Júnior
Produção: Carlos Alberto

Criado em 01/08/2016 - 18:25 e atualizado em 01/08/2016 - 18:25

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí