Menu programa

Rua Banana, Cidade Velha

O documentário busca retratar o espaço histórico da primeira capital de Cabo Verde e a primeira cidade portuguesa fora da Europa

Cidade Velha, antiga Ribeira Grande, foi fundada em 1462. O documentário foi produzido no ano de 2007, exatamente quando a Cidade Velha terminava as obras de restauração dos monumentos e das casas da principal rua da cidade, a rua Banana. O governo de Cabo Verde, apoiado pela cooperação internacional, iniciara as obras nos anos 90 com o objetivo de lançar candidatura da cidade como Patrimônio da Humanidade.

O documentário percorre a parte histórica, seguindo o périplo do guia turístico Diamantino, que no seu cotidiano mantém seu trabalho e sua relação com os moradores, e vai questionando o que eles pensam a respeito dessa transformação. A narrativa é construída com entrevistas e depoimentos, histórias de vida de pessoas que habitam e exploram atividades econômicas ou artísticas na área histórica. Ao mesmo tempo em que acompanha a restauração do património da cidade velha, cujas casas estão sendo transformadas em museu vivo, traz à tona o conflito de interesse entre os moradores e as autoridades. Nem todos concordam com as exigências, mas compreendem a importância e o valor de se preservar o patrimônio que ali se encontra.

Direção e Produção: Mário Cabral